O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vinha se apresentando como pré-candidato à Presidência da República. Muitos apoiavam sua candidatura em 2018 pelo fato de seu nome sempre estar em primeiro nas pesquisas presidenciais. 
Lula foi condenado em primeira instância pelo crime de corrupção e lavagem de dinheiro pelo caso do tríplex no Guarujá, no Litoral de São Paulo, no qual o petista é acusado de ter recebido o apartamento de três andares como forma de propina da empreiteira OAS.
O imóvel teria sido uma recompensa em troca do petista ter favorecido a empresa em firmamentos de contratos com a estatal Petrobras.
Substituta de Lula
Lula ainda pode se candidatar, mas a sentença final em segunda instância deve ser dada em menos de um ano, o que impediria uma candidatura ao cargo máximo do Poder Executivo, já que o petista seria preso e mesmo saindo da prisão, não poderia se eleger a qualquer cargo do público durante 19 anos. O petista acreditava que seria absolvido e, por isso, se apresentava como pré-candidato.
A condenação de Lula foi um grande baque para o Partido dos Trabalhadores e a cúpula da organização política deve se reunir para decidir o futuro nas eleições de 2018, porque mesmo mantendo Lula como pré-candidato à Presidência, seria interessante para o partido ter um outro nome forte para se eleger, caso o petista seja condenado no meio de sua campanha, ou até mesmo dias antes das votações.
Há rumores de que a ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016, estaria com desejo de retornar à Presidência da República em 2018, caso o ex-presidente Lula não possa se candidatar. O nome mais cotado dentro do partido é ela.
Isso se dá pelo fato que Dilma Rousseff sofreu o impeachment por responsabilidade fiscal, o que não impede a mesma de se recandidatar ao cargo máximo do Poder Executivo. O que impediria a mesma seria uma cassação da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ter recebido dinheiro de caixa 2 na campanha presidencial, mas foi absolvida desta acusação.
ipiranoticias.com


Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp