Prefeitura de Ipirá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Governo Federal, disponibiliza dezenas de vagas em 73 cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional e também cursos técnicos de nível médio, através do Pronatec Oferta Voluntária.

As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de dezembro, no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) pelo responsável do município, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Ipirá para maiores informações.

Lembrando que os cursos são gratuitos, na modalidade EAD (à distância) e com duração média de 4 meses. As vagas, ofertadas no Plano Progredir – Pronatec Oferta Voluntária são limitadas e o usuário deverá confirmar sua matrícula posteriormente na data estipulada na carta de referência gerada no momento da pré-matrícula. A confirmação deverá ser realizada online caso o curso seja à distância, ou na própria instituição de ensino caso o curso seja presencial.

Pronatec Oferta Voluntária

Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional – para quem tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes – para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presencial e a distância. A oferta será feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.

Com informações da Ascom PMI