Estudantes de cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino irão participar da Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VIII FEBAFES), que acontece como parte da programação da 30ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), a partir deste sábado (25) até 3 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. Eles irão apresentar projetos dos eixos tecnológicos em Recursos Naturais, Ambiente e Saúde, que estão sendo desenvolvidos nas unidades de ensino. São tecnologias sociais, de baixo custo e de grande relevância, para aplicação no campo e que servem como alternativas de uso sustentável para a Agricultura Familiar.

Uma destas experiências, o ‘Minhocário: fortalecimento da produção orgânica no território do Sisal’, vem do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos, e foi desenvolvida pelos alunos dos cursos em técnicos em Agroecologia e Agropecuária. Com o projeto, as minhocas são utilizadas para a reciclagem de resíduos orgânicos, que resultam em fertilizante natural e em adubo orgânico de alta qualidade. Os estudantes do curso técnico em Agropecuária, do CEEP do Campo Paulo Freire, em Santa Luz, irão apresentar o ‘Aviário Móvel’, uma nova alternativa de criação agroecológica de aves para subsistência na Agricultura Familiar.

Os estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, irão expor o projeto da ‘Biomassa de banana verde (Musa Spp.)’ como fonte alternativa de alimentação para as pessoas com intolerância ao glúten, a lactose, diabéticos, com colesterol elevado e deficiência na microbiota intestinal. A ideia é mostrar como o produto pode contribuir para o aumento da comercialização da biomassa in natura, tornando-a alternativa de renda para a Agricultura Familiar da região Oeste.

Os alunos do curso técnico em Agropecuária, do CETEP da Bacia do Jacuípe, no município de Ipirá, irão apresentar o projeto ‘Moringa Oleifera: cicatrizante natural’. Neste projeto foi desenvolvida uma pomada a base Moringa Oleifera, com excelente resultado cicatrizante tanto em feridas humanas como de animais. Por ser de baixo custo e de fácil manipulação, a pomada se trona uma alternativa economicamente viável para os agricultores familiares.

Os estudantes do curso técnico em Agroecologia, do Centro Educacional Antônio Honorato (CEAH), em Casa Nova, desenvolveram o projeto “Cultivo de mamão orgânico com cobertura morta e consórcio com feijão de porco’. Na FENAGRO, eles irão mostrar como é possível desenvolver a produção de um composto orgânico, com esterco caprino e restos vegetais, que serve para nutrir as plantas orgânica, as hortaliças e frutas, dentre elas, o mamão de base sustentável.

Já os estudantes do curso técnico em Agropecuária do CETEP da Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória, irão apresentar o ‘Aerador sustentável para piscicultura em tanques escavados à base de energia solar’. O aerador sustentável funciona 24 horas por dia, mantendo a água oxigenada e o material particulado em suspensão, evitando a formação de zonas mortas dentro dos tanques de cultivo, aumentando a produtividade e reduzindo o custo.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que estes projetos mostram como a Educação Empreendedora na rede estadual se volta para apresentar soluções para as comunidades onde os estudantes estão inseridos. “Os projetos dos nossos estudantes apresentarem alternativas que viabilizam o empreendedorismo no campo e com estas ideias simples, inovadoras e ecologicamente sustentáveis, eles acabam, consequentemente, dando uma grande contribuição para a sociedade e, nestes casos específicos, para os agricultores familiares”, afirmou.

ASCOM – Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Foto: Divulgação

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp