A fim de facilitar o desenvolvimento das plantações em regiões secas e evitar o desperdício de água, 11 estudantes desenvolveram o projeto “Tecnologia sustentável: irrigação automática inteligente”. Os alunos são do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Jacuípe, em Ipirá. Eles contam que a ideia surgiu a partir da necessidade de equipamentos agropecuários que poluam menos e desperdicem recursos naturais para que os pequenos agricultores não percam as suas lavouras ou tenham que produzir menos em decorrência da escassez de água nos longos períodos de estiagem.

“A nossa horta inteligente é de baixo custo e produtiva, fazendo com que a maioria das funções, como irrigar, traga mais autonomia aos agricultores, que podem produzir mais, e não têm que se preocupar com as lavouras, pois estará sendo monitorada eletronicamente”, explicou a estudante Marine Gonçalves.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEC), neste ano, o sistema de irrigação automática será implantado na horta comunitária do Cetep, a partir do hardware Arduíno. Os estudantes apontaram que ele é uma solução acessível para a prática e manutenção da agricultura, principalmente no Sertão nordestino.

Do Bahia Noticias