Feira de Santana: Hospital Estadual da Criança forma 5ª turma de residentes médicos



Na manhã de hoje, 20, o Hospital Estadual da Criança situado em Feira de Santana realizou a solenidade de formatura da sua 5ª turma de residentes médicos. O Programa de Residência Médica do HEC é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, que tem como objetivo a qualificação de profissionais nas áreas médicas de Cirurgia Pediátrica, Neonatologia, Medicina Intensiva e Pediatria, sob orientação de médicos renomados e com experiência nas áreas.

O COREME da instituição faz a gestão do Programa que conta com a supervisão de cerca de 30 preceptores especialistas. Nesses 6 anos de Programa a instituição já formou 35 médicos e desses, 25 fazem parte atualmente do seu corpo clínico.

A solenidade, que foi marcada por muitos agradecimentos, entregou o diploma para 11 residentes em Pediatria e 1 residente em Neonatologia. Anualmente, a partir do mês de agosto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia lança um edital de processo seletivo para residência médica. É realizada uma prova, normalmente em janeiro, o resultado é divulgado em fevereiro e, após o período de matrícula, os médicos aprovados começam as aulas.

A médica coordenadora do Programa de Residência, Dra. Tatiana de Oliveira Vieira, afirmou “Ficamos muito felizes em estar cumprindo com o nosso papel social na formação de recursos humanos e a também por temos formado grandes profissionais que, em sua maioria, hoje compõe a equipe HEC”. A supervisora médica, Dra. Tonia Vieira Farias, completou “Me sinto muito feliz em participar do processo de formação desses profissionais e acompanhar o amadurecimento científico e humano de cada um deles. São dois anos intensos de contato de médico e paciente em que eles aprendem grandes lições e se tornam ainda mais preparados para os desafios da nossa profissão”.

Segundo a mais nova pediatra, Dra. Mariana Rios Barreto, “O HEC é uma escola maravilhosa e todos aprendemos muito nesses dois anos. Esse é um lugar de muito respeito e amor ao próximo, onde todos trabalham com muita dedicação, ética e profissionalismo. Quero agradecer a todos por tudo que eu aprendi e o que ainda vou aprender porque pretendo ficar por aqui”.

Participe de nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.

BAIXE NOSSO APLICATIVO