Feira de Santana está entre as 50 cidades mais violentas do mundo segundo ONG Mexicana



Feira de Santana aparece mais uma vez no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo na pesquisa da organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes.. Segundo a pesquisa, a Princesa do Sertão ocupa a 19ª posição, quatro posições a menos, que a pesquisa anterior quando Feira era a 15ª cidade mais violenta do planeta.

De acordo com a pesquisa Feira de Santana é mais violenta que a capital baiana, Salvador, que ocupa a 25ª posição. Também aparecem na lista da ONG Mexicana, outras cidades brasileiras Natal (RN), Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Entre as brasileiras, a cidade mais violenta, de acordo com o estudo, é Natal no Rio Grande do Norte. (Veja o ranking no final da matéria).

A pesquisa destaca que o ranking refere-se à incidência de homicídios intencionais, que é a principal variável de violência, mas não a única. Dadas as dificuldades de acesso à informação de dados sobre crimes como sequestro, estupro, lesões maliciosas, roubo de violência e extorsão, não foi possível incorporar essas variáveis no estudo das 50 cidades mais violentas do mundo.

A ONG usou dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia para obter as informações sobre Feira de Santana, e do levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do portal e programa Acorda Cidade, que anualmente divulga a estatística de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na qual destaca o número de homicídios registrados no ano na cidade. Também foram usados dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

No ano passado uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também colocou Feira de Santana entre as cidades mais violentas. A pesquisa foi restrita apenas aos municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes e Feira ocupou a 30ª posição. O critério utilizado para classificar a violência foi a soma das taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada, com base em dados de 2015. A cidade de Lauro de Freitas, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ficou em segundo lugar entre os 30 municípios. Segundo o Ipea, a Bahia tinha nove cidades no ranking.

Participe de nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.

BAIXE NOSSO APLICATIVO