A Bahia está, atualmente, com 184 municípios em situação de emergência por causa da seca. O número de municípios em emergência corresponde a 44% do total de cidades do estado.

De acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a quantidade de afetadas pela estiagem prolongada atinge cerca de 4 milhões de pessoas. A lista de locais afetados foi atualizada na quinta-feira (29), quando o governo baiano decretou situação de emergência para 144 cidade, e pode ser conferida aqui.

Entre os municípios incluídos na lista estão Abaré, Adustina, Anagé, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Campo Formoso, Conceição do Coité e Euclides da Cunha.

A Bahia já vem de um período de seis anos de estiagem prolongada. Ao decretarem situação de emergência, os municípios requerem auxílio complementar do estado e/ou da União para as ações de socorro e de recuperação em razão de situações como seca, estiagem ou desastres.

Nas áreas rurais, por exemplo, moradores precisam do auxílio de carros-pipa para que possam encher as cisternas e ter água em casa.