Primeiro ipiraense a receber o título de diplomata, o médico Douglas Nascimento, 34, será empossado nesta sexta-feira (20), em cerimônia no Itamaraty, em Brasília. Nascimento foi o 16º entre 30 selecionados como novos diplomatas. Esse ano, ele é o único representante da Bahia. “Sempre foi o meu objetivo entrar nessa carreira e aí decidi começar a estudar em agosto de 2013, pensando em passar em cinco anos, mas, felizmente, em três anos deu pra passar, mesmo estudando por conta própria. Só nesse último ano, diminuí a carga de trabalho, até que atingi o nível para ingressar na carreira. Antes, Nascimento ocupava o cargo de diretor do Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican).

Para ocupar a vaga, ele precisou mostrar altos conhecimentos sobre temas como política e economia em três fases e ainda ter proficiência em inglês, francês e espanhol, além do português. “O concurso é muito concorrido, é o mais difícil do país, então, acho que nenhum candidato fica sabendo que vai passar até o dia que sai a nota. Eu sabia que eu estava muito bem preparado, mas só passei a comemorar depois que saiu no Diário Oficial.


Nascimento admite que o que sempre o atraiu no trabalho foi a possibilidade de intercâmbio entre diferentes culturas, mas reconhece a importância de ocupar esse lugar enquanto negro e natural do sertão baiano. “Na diplomacia, o ideal é que ela represente a cultura brasileira e é uma carreira que ainda predominam os homens brancos, então o aumento de negros e mulheres na carreira torna mais representativa a cara do Itamaraty lá fora pra que os outros países conheçam a cara do Brasil. Ajuda a tornar o Itamaraty mais representativo da sociedade brasileira”, ressalta o médico, acrescentando ainda que isso fez com que a cidade conhecesse a profissão, pouco falada antes de sua aprovação no concurso.

Em foto enviada a redação do Caboronga Notícias, Douglas Nascimento aparece sorridente ao lado do pai o empresário Izael da Silva Santana em frente ao Palácio do Itamaraty. O aniversário do empresario Izael Santana, acontece justamente hoje no dia da formatura do filho Douglas e do aniversário de Ipirá, seu município de origem.

“Essa opção de vida que envolve morar em vários países, ao contrário do que parece à primeira vista, na verdade fortalecerá ainda mais o meu vínculo com minhas origens sertanejas, com Ipirá, com meu Brasil, e a distância aumentará o meu afeto pelos meus familiares e amigos. E eu espero desempenhar bem as responsabilidades desta nova função, confiando no que dizia o escritor Euclides da Cunha, em Os Sertões, de que ‘o sertanejo é, antes de tudo, um forte“, disse Douglas.

A formatura acontece nesta 6ª feira (20.abr.2018), às 11h, com a presença do presidente Michel Temer.

Por Caboronga Notícias com informações do BN

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp