Primeira cidade do Estado a anunciar atrações do São João de 2018, Itaberaba despontou na frente e promete fazer a maior festa junina da região da Chapada Diamantina. As atrações, divulgadas em março pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) em ato de lançamento oficial da programação, já têm datas confirmadas para apresentação. Com a chegada do mês de maio, e a proximidade do evento aumenta a ansiedade dos moradores e turistas forrozeiros e também dos artistas que subirão ao palco para comandar a maior festa popular do Nordeste.

Tanto que o cantor Bell Marques, um dos maiores intérpretes da música baiana que, em 1992, materializou sua paixão pelo forró com um repertório só com as melhores do gênero, deixou um recado em vídeo para a população. “Gente, estou muito feliz! No dia 22 de junho, eu vou estar aí numa cidade que eu adoro, Itaberaba, está aqui no meu coração. Na praça pública meia noite, eu quero você comigo”, convida Bell Marques. Além de Bell, o primeiro dia de São João em Itaberaba também contará com o cantor, compositor e sanfoneiro de peso no cenário nacional, Targino Gondim.

No segundo dia de evento será a vez de Lucy Alves, atriz, cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, revelada no programa global The Voice Brasil, encantar com sua voz e sanfona os forrozeiros em Itaberaba. Juntamente com os cantores de forró Aduílio Mendes, ex-Mastruz com Leite e Magníficos, e Danniel Vieira. O último dia do festejo junino fica por conta da cantora Márcia Fellipe e da banda forrozeira Xinela de Couro.

Ainda não foi divulgado o dia que as bandas Zumbelê e Os Clones do Brasil tocarão. Outros nomes devem compor a programação completa do São João de Itaberaba. O prefeito Ricardo Mascarenhas falou do grande esforço da prefeitura em organizar este evento, dentro de um orçamento considerado “pé no chão”, que irá movimentar a economia do município. “Vamos fazer uma grande festa em 2018, mas é importante reforçar o São João como um produto turístico, fazendo com que haja uma intensa movimentação na nossa rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio”, disse o gestor.

Como chegar

O município de Itaberaba fica a 264 km de Salvador, partindo da capital, pode se chegar em Itaberaba de carro ou de ônibus. De carro, pela BR-324, sentido Feira de Santana, e a partir de Feira existem duas opções. Após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pegar a Estrada do Feijão (BA-052) até Ipirá. E então seguir pela BA-233 até Itaberaba. A outra opção de carro é, após o posto da PRF, seguir pela BR-116 até a altura do Paraguaçu, e então pegar a BR-242 até Itaberaba.

Para maiores informações sobre as condições das estradas, acesse o site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). De ônibus por diferentes empresas, partindo do Terminal Rodoviário de Salvador. Para informações sobre as empresas de ônibus consultar o site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Fonte: Jornal da Chapada | Foto: Montagem do JC |