Um homem morreu após trocar tiros com policia no inicio da noite desta quarta-feira (16), em Baixa Grande. De acordo com a policia, eram por volta das por volta das 18h40min, quando policiais militares estavam de  plantão no 3º Pelotão, quando receberam um comunicado que havia um homem portando uma arma de fogo, circulando na Avenida 2 de Julho. A guarnição saiu para averiguar a denúncia e encontrou o homem, identificado como José Gomes de Jesus, vulgo “Zego”, de 58 anos. Os policiais  determinaram  que ele se entregasse e que colocasse a arma que portava ao chão, dando voz de prisão ao mesmo.

Conforme a policia, o homem não obedeceu ao comando e a determinação policial, apontou a arma para a guarnição, efetuou o disparo, que atingiu o PM Laercio da Silva Oliveira, na região do  braço direito, no dedo anular direito e na região do peito e tórax do colete.

Não havendo outra alternativa, para proteção da guarnição e da incolumidade física dos integrantes da mesma, houve o revide a injusta e ilegal agressão, com disparos em direção ao resistente, tendo este, mesmo após ser atingido, insistido em não largar a arma, o que só o fez, quando veio cair ao chão.

Em seguida, foi prestado o devido e imediato socorro ao hospital local, onde a vítima e o resistente foram atendidos, sendo que o resistente foi regulado e encaminhado ao Hospital Geral Cleriston Andrade e o PM Laercio foi liberado depois dos devidos cuidados médicos.

Ainda segundo a policia, os disparos do resistente atingiram com dano além do policial,  o colete balístico, a gandola e a capa do colete do mesmo.  Mesmo estando de posse de um fuzil, a guarnição colocou o mesmo em bandoleira e fez unicamente uso da pistola, aplicando, assim, o uso moderado da força. O resistente, ao chegar próximo a cidade de Feira de Santana, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Providências

Foi Lavrada ocorrência 149.2018, lavrado auto de resistência. Acionado o DPT para remoção de corpo, pericia médica (Guia 15 e 16/2018) e de local de crime (Guia 149/2018).

12ª COORPIN Itaberaba.
Delegacia de Policia Civil de Baixa Grande.