Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) orientou, nessa quinta-feira (7), que todos os brasileiros com acesso à internet reiniciem os seus roteadores. A suspeita é que um vírus russo esteja infectando roteadores no mundo todo.

“Todos os proprietários brasileiros devem reiniciar os aparelhos para interromper temporariamente o vírus e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados”, diz nota do MPDF.

Como explica o Olhar Digital, com o comunicado, o órgão brasileiro está apenas reforçando um alerta emitido pelo FBI, polícia federal dos EUA, em maio deste ano. A recomendação do órgão americano foi para todas as pessoas e empresas, em qualquer país, que usam um dispositivo de distribuição de sinal Wi-Fi.

O malware ao qual os comunicados se referem é chamado VPNFilter, que seria capaz de bloquear o tráfego em alguns sites, coletar dados de usuários e desativar roteadores remotamente.

Segundo uma análise realizada pela empresa Cisco, o VPNFilter foi instalado em ao menos 500 mil roteadores, em 54 países. Marcas como Linksys, MikroTik, Netgear e TP-Link estão entre as afetadas. O FBI, por outro lado, acredita que o número de infectados pode ser muito maior.

As autoridades recomendam que todos os usuários reiniciem os seus roteadores, troquem a senha de acesso e atualizem o firmware do dispositivo.

O MPDFT afirma que está trabalhando com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil na investigação, que corre sob sigilo.