Nasa transmite eclipse lunar ao vivo no YouTube

O Brasil vai poder testemunhar nesta sexta-feira a chamada “Lua de sangue”, como parte de um eclipse lunar total – o mais longo do século 21.

O espetáculo, cuja fase total terá duração de uma hora e 43 minutos, também será visível da Europa, do Oriente Médio, da África, da Austrália, da maior parte da Ásia e da América do Sul.

A Nasa disponibilizou uma transmissão ao vivo, em vídeo, n canal no YouTube – https://youtu.be/wwMDvPCGeE0. A transmissão começou asa 15h15 (horário de Brasília) e vai até as 19h15.

De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total – na parte oeste, será visto somente o fenômeno parcial.

Pelo horário de Brasília, o eclipse terá início às 14h14min, quando a Lua começa a entrar na sombra da Terra. O eclipse total se inicia às 16h30min, antes da Lua nascer no Brasil, e termina às 18h13min.

A partir de então, a projeção da sombra do nosso planeta sobre o satélite começa a diminuir. E a previsão é que o fenômeno seja encerrado às 20h29min.

O eclipse lunar acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Isso significa que o nosso planeta se move diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse é resultado da entrada do satélite na sombra criada pela Terra.

Quando se trata de um eclipse total, a Lua ganha um tom avermelhado brilhante. É por isso que o fenômeno é conhecido como “Lua de sangue”.

Por Agência Brasil

Ipirá notícias

FREE
VIEW