Neymar não aparece na lista dos melhores jogadores da Fifa – The Best 2018 – divulgada nesta terça-feira (24/7). Desde 2015 o jogador brasileiro figurava entre os finalistas. Dessa vez não ficou nem entre os top 10. É a última derrota do craque na temporada marcada por fracasso na Copa do Mundo da Rússia, fratura no pé direito e uma rejeição imensa a seu comportamento dentro de campo. Um claro recado de que é preciso mudar de atitude se, aos 26 anos, ainda tem mesmo a pretensão de ser um dia o melhor do mundo.

Copa da Rússia teve peso na escolha do colegiado da Fifa, mas não foi fundamental. Cristiano Ronaldo e Messi, eliminados nas oitavas de final com Portugal e Argentina – uma fase antes de Neymar sair do Mundial –, aparecem entre os dez finalistas. Fruto do que apresentaram em seus clubes. Cristiano levou a Liga dos Campeões com o Real Madrid. Lionel bateu recordes com as conquistas do Barcelona na Espanha.

Neymar, apesar da boa temporada no PSG em carreia solo no futebol francês, não arrebatou corações e ainda se viu prejudicado com fratura no quinto metatarso do pé direito, que o levou a três meses de inatividade no futebol.

A volta triunfal do craque seria na Copa do Mundo. Desde o início do Mundial na Rússia se percebeu que Neymar não estava no prumo. Na bola e na cabeça. A queda da Seleção Brasileira diante da Bélgica nas quartas de final selou o fracasso de Neymar na temporada, culminando agora com ausência na lista dos 10 melhores da Fifa.

Sem Neymar, futebol brasileiro também está em baixa. Nenhum jogador do País aparece entre os dez finalistas. Marcelo, por seu desempenho no Real Madrid, poderia figurar na relação. Pesou contra sue desempenho na Copa da Rússia.