Uma mulher chinesa de 67 anos grávida de gêmeos rejeitou o conselho dos médicos a abortar e afirma estar decidida a levar sua gestação até o fim, o que a transformaria na mulher mais velha a dar à luz.

A mulher e seu marido, residentes em Pequim, perderam o único filho em um acidente de trânsito há quatro anos e decidiram realizar um tratamento de fertilização in vitro para voltar a ter filhos, informa nesta quarta-feira o jornal “Beijing News”.


A mulher, de sobrenome Zhang, não teve mais herdeiros por conta da política do filho único então vigente na China.

Após a morte de seu único herdeiro (que morreu com 34 anos), ambos conseguiram que um hospital de Taiwan topasse realizar o tratamento para que ela voltasse a ficar grávida. No entanto, os médicos chineses não foram tão otimistas e recomendaram que aborte devido ao perigo para sua saúde.

Além disso, a Comissão Municipal de Saúde e Planejamento Familiar de Pequim comunicou a hospitais e médicos da cidade que não devem prestar atendimento médico sem consultar primeiro as autoridades.

Perante as críticas e perguntas sobre o fato, Zhang assegura que pode viver até os 85 anos para ver seus filhos alcançar a idade adulta, mas não assegura que um sobrinho, atualmente de 40 anos, cuidaria deles.

Na China não há uma idade limite para a maternidade. Até agora, a mulher mais velha a dar à luz no país tinha 62 anos.

 

Fonte: Exame

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp