O MDB confirmou, em convenção estadual da legenda nesta quarta-feira (1º), em Salvador, o nome de João Santana como candidato ao governo da Bahia nas eleições 2018. O ex-ministro do governo Lula foi aclamado por filiados que participaram do evento, na sede do partido, no bairro do Costa Azul.

Santana disputará o cargo de chefe do executivo estadual pela primeira vez. A candidata a vice-governadora na chapa é a pedagoga e militante política Jeane Cruz.


Em entrevista durante a convenção, Santana criticou a política econômica do estado, disse que sua principal ação, caso eleito, será combater o desemprego e salientou que também haverá foco para outras áreas importantes, como saúde, educação e segurança.

“O desempregado é um escravo. A maior liberdade que existe é a liberdade econômica. Por menor que seja o seu salário, se lhe permite não depender de terceiros, você é uma pessoa liberta e poderá exercer a democracia. Vamos combater o desemprego violentamente através, sobretudo, da economia agrícola da Bahia. O foco principal é a economia, mas daremos atenções especiais para a área da educação e também saúde e segurança”, destacou.

O candidato ainda salientou a importância do turismo para a Bahia e garantiu que que vai investir no setor, também como forma de “melhorar os índices econômicos” e gerar emprego e renda.

“Não existe lugar no mundo que seja um point turístico mais que a Bahia. É um litoral privilegiado, com água deliciosa para banho de mar, rios de água doce, a cultura afro do recôncavo, a cultura indígena, a cultura luso-brasileira, temos o carnaval que por si só é uma atração turística, a Chapada Diamantina. A natureza nos dotou de tudo que é maravilhoso para o turismo, entretanto os nossos governos esqueceram disso. Além disso, ainda estamos sem um centro de convenções e isso prejudica salvador e a Bahia”, destacou.

Propostas

Entre as propostas que apresentou durante a convenção, o candidato do MDB manifestou intenção de:

  • Implementar ações para melhorar a economia da Bahia;
  • Implementar ações para gerar emprego e renda, como investir em cursos de formação técnica;
  • Implementar ações para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, silvicultura, pesca;
  • Melhorar a qualidade da educação pública, com foco no desenvolvimento do ensino médio, para capacitar e permitir que os estudantes ingressem no mercado de trabalho logo após o segundo grau;
  • Adotar ações para melhoria do acesso à saúde;
  • Adotar ações para melhoria da segurança pública.

Perfil

João Reis Santana Filho é natural da cidade de Nazaré das Farinhas. Formado em engenharia elétrica pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, atuou como ministro da Integração Nacional no governo Lula, em 2010, após a saída de Geddel Vieira Lima. Antes disso, ocupou o cargo de Secretário de Infraestrutura Hídrica, que assumiu em maio de 2007.

Foi professor de Medidas Elétricas na Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, chefe de Manutenção Geral do Complexo Hidroelétrico da Central do Funil, secretário municipal de Serviços Públicos de Salvador, superintendente do INSS na Bahia, presidente da Companhia de Habitação do Estado da Bahia (URBIS) e presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Ainda presidiu a seção baiana da Fundação Ulysses Guimarães, do extinto PMDB, além de ter sido delegado nacional e presidente do diretório estadual baiano do partido. Atualmente é o presidente do MDB na Bahia.

Fonte: G1

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp