O Democratas denuncia o Partido dos Trabalhadores e aliados numa suposta distribuição de “santinhos” de candidatos a deputado, tendo, no verso, o nome do ex-presidente Lula, que está inelegível, como postulante ao Planalto. De acordo com o partido de oposição, atitude criminosa é do conhecimento das cúpulas partidárias, inclusive do governador Rui Costa (PT), visto que este tipo de material também é distribuído em eventos com a presença dele.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já foi provocado judicialmente pela coligação Para Mudar a Bahia, encabeçada pelo candidato do Democratas ao governo da Bahia, José Ronaldo, após denúncia feita pelo presidente nacional da legenda e prefeito de Salvador, ACM Neto, e que repercutiu hoje (26) no jornal Folha de S. Paulo. O objetivo é que o TRE puna o PT e seus aliados. Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral já determinou a apreensão desse tipo de propaganda irregular.


Entre as provas do crime estão “santinhos” (materiais impressos que possuem na frente a foto e o número do candidato e no verso uma “cola” com a indicação de toda a chapa) distribuídos pelas campanhas de figuras proeminentes do PT Bahia, a exemplo do líder do governador Rui Costa na Assembleia Legislativa, Zé Neto, que disputa uma vaga na Câmara Federal no pleito deste ano. A atual senadora e candidata a deputada federal Lídice da Mata (PSB) também distribuí esse material, assim como inúmeros outros.

Ainda segundo o DEM, há ainda um vídeo gravado no comitê de campanha do deputado estadual e candidato à reeleição Alex da Piatã (PSD), no município de Conceição do Coité, onde “santinhos” pedindo voto para o parlamentar são distribuídos tendo no verso o nome de Lula como candidato à Presidência. Também aparecem nesse mesmo material os nomes do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), candidato a uma cadeira na Câmara Federal, de Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD), postulantes ao Senado, e do governador Rui Costa (PT), que disputa a reeleição.

“O jurídico da coligação e nossos aliados pelo interior não param de receber vídeos, imagens e material impresso desse tipo, que é uma tentativa do PT de enganar o eleitor para ter mais votos. Isso é um crime grave, que só demonstra que esse partido não aprendeu nada sobre ética na vida pública, que não sabe fazer uma campanha limpa, isso depois de todos os escândalos de corrupção que colocaram as principais figuras petistas na cadeia. Esperamos que a Justiça Eleitoral atue rapidamente e energicamente”, afirmou ACM Neto.

O deputado Alex da Piatã disse que ficou surpreso com a notícia, segundo ele, a maioria dos candidatos do PT e de partidos coligados tinham o desejo e a confiança de que o candidato a presidente seria Lula ” e todos mandaram confeccionar o material de campanha com Lula, e, depois que se espalhou é impossível você conseguir recuperar para tirar de circulação, inclusive na semana passada os opositores entraram com pedido no TRE de uma liminar para que fosse feita uma busca e apreensão de todo material de candidato que tem a chapa com o nome de Lula e o pedido foi negado. Acho que eles estão tentando requentar essa informação, pois, jamais qualquer candidato de bom senso iria ter a intenção de usar o nome de um candidato que não está registrado para concorrer”, afirmou Alex.

A assessoria do deputado estadual, agora candidato a federal Joseildo Ramos também encaminhou justificativa para o caso:

“Em respeito à população baiana, a campanha do candidato a deputado federal Joseildo Ramos (PT) esclarece que todo o material eleitoral impresso no qual o ex-presidente Lula consta como candidato à presidência foi solicitado somente até o final do período em que o mesmo foi, efetivamente, candidato pelo Partido dos Trabalhadores, fato que pode ser comprovado através das datas apontadas em nossas notas fiscais”.

“Ressaltamos ainda que foi solicitado aos nossos companheiros, que lutam conosco nesta campanha, a retirada do material de circulação quando Lula deixou de ser candidato, e que este mesmo material só foi distribuído por nós aos nossos apoiadores até o momento citado. Não há, e não houve, portanto, qualquer intenção de mascarar ou enganar os eleitores, que já reconhecem em Fernando Haddad (PT) a continuidade do trabalho feito pelo ex-presidente e, como mostram as pesquisas, abraçam cada vez mais esta causa e nos conduzirão à vitória no dia 07 de outubro. Lamentamos que seja dessa forma que nossos adversários vejam a disputa, e que ao, novamente, não aceitar a iminente derrota, patrocinem essas graves acusações. Confiaremos na Justiça”.

O Calila Noticias não conseguiu o contato com o candidato Zé Neto para que ele também explicasse o caso, mas deixa o espaço aberto caso deseje justificar o ocorrido.

Fonte: Calila Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp