Na tarde deste domingo (23/09), o centro da cidade de Ipirá (BA) vestiu as cores do arco-íris para celebrar a 8º Parada LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) de Ipirá.

O percurso entre a Rua Artur Neiva e a Avenida Anísio Dutra foi animado por trio elétrico, música eletrônica, além das protagonistas do evento: artistas transformistas, drag queens, divas covers e outras representantes do movimento.

No caminho, o número de pessoas foi aumentando e a rua foi tomada pela animação do trio elétrico e fantasias irreverentes até às 20h. A festa contou a participação de Scarlet Sangalo (veio de Salvador para Animar o evento), e as atrações musicais do DJ Fábio Menezes.

O evento contou com a participação de outras cidades da região e do Estado. O movimento tem como tema “SOU GAY COM MUITO ORGULHO E ABRAÇO MINHA CAUSA! EU ME AMO, EU ME VALORIZO”.

O destaque ficou por conta das participações de Ubiratan Biank, Tony Lima, Tanucha Taylor, Samantha, miss Bahia Gay 2018, e outros.

Um dos pontos fortes do evento foi quando um dos organizadores do parada, Pedro Lindeberg, convidou diversos participantes para receberem as faixas de Rainha LGBT (Samantha), Princesas (Catolé, Soraia) Madrinha (Nalva), Padrinho (Marcos), Amigos (Tanucha, Gil, Michelle), etc.

Segundo os organizadores, a festa mais uma vez atraiu muitas pessoas que aproveitaram o evento para manifestar seu apoio e celebrar a diversidade. O evento se destaca pela alegria dos gays e dos simpatizantes que participam da parada. Seja no chão da avenida ou em cima do trio elétrico, eles aproveitaram o momento para se divertir ao som de música eletrônica.

O objetivo da manifestação é conscientizar a população sobre a igualdade dos direitos humanos e a campanha contra a homofobia; exigir respeito e criar visibilidade do grupo perante a sociedade, sem chocar as pessoas que vão ver a manifestação.

A festa já faz parte do calendário comemorativo da cidade. A Parada LGBT de Ipirá é apoiada pela Prefeitura do município e organizado pelo Grupo Gay de Ipirá (GGI). A proposta é que o evento se repita ao longo dos próximos anos. Veja às fotos do que aconteceu por lá! Confira!

Por Orlando Santiago Mascarenhas
www.ipiranegocios.com.br