Coordenador de Ciretran e ex-servidor são presos acusados de fraude em Juazeiro



O coordenador da 8ª Ciretran de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, e um ex-funcionário do órgão foram presos na manhã desta quinta-feira (11) na Operação “Trânsito Livre”, deflagrada pela Polícia Civil com apoio do Ministério Público do Estado (MP-BA) . Segundo informou a coordenadora da Polícia Civil da região, Lígia Nunes, ao Bahia Notícias, os dois são acusados de vários crimes, entre eles peculato [desvio de dinheiro ou bem móvel público], corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

Foram presos o coordenador da 8ª Ciretran Ítalo José dos Santos Souza – apontado como líder do esquema e quem assinava os documentos fraudados – e o ex-vistoriador de veículos Jair dos Santos Santana. Os dois prestam depoimento na sede da 17ª Coorpin e depois devem seguir para o presídio local. Mandados de busca e apreensão também são cumpridos no Ciretran e nas residências dos acusados.

Segundo a delegada, o esquema funcionava da seguinte maneira. Veículos apreendidos no pátio do Ciretran eram furtados e depois eram “esquentados”, recebendo documento para tornar legítima a venda a terceiros. A investigação foi iniciada no final de 2017 quando foi verificado o desaparecimento de 19 veículos do pátio da 8ª Ciretran.

À época, a Polícia Civil informou que havia sinais de arrombamento no prédio. Após isso, acrescenta a polícia, várias pessoas afirmaram ter conseguido liberação de veículos, mesmo com restrições administrativas, como IPVA atrasado ou multas, mediante o pagamento de propinas a funcionários.

Fonte: Bahia Notícias

Participe de nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.

BAIXE NOSSO APLICATIVO