As cidades de Ipirá, Macajuba e outras da região vem sofrendo com a precariedade no fornecimento de água há mais de 30 dias, de acordo com informações de moradores dos municípios. A população reclama da situação constantemente no programa jornalístico Conexão Chapada da Rádio Ipirá FM.

Segundo os moradores das cidades citadas, como não cai água nas torneiras para atender a demanda de consumo dos moradores das residências atendidas pela empresa, eles precisam buscá-la em casas dos vizinhos e até mesmo solicitar que o abastecimento ocorra através de carros-pipa. A água é armazenada em tonéis, galões, baldes e outros pequenos reservatórios. Há relatos de moradores do povoado Pau Ferro, distante cerca de 5 km de Ipirá, que não cai água nas torneiras a aproximadamente 45 dias, e, isso tem dificultado a vida da população local.

Apesar da cobrança dos moradores e da imprensa local, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ainda não informou sobre a falta de fornecimento de água e nem quais medidas estão sendo adotadas para minimizar os transtornos aos consumidores.

Na última terça-feira, 23, os vereadores de Ipirá fizeram duras criticas ao governo do estado devido ao descaso que tratam os municípios do interior da Bahia e que há anos vem sofrendo com a falta de ação para garantir que os consumidores sejam realmente atendidos pela Embasa.

Por Marcone Macêdo – Ipirá FM