Após meses de viagem pelo espaço, a missão InSight, de US$ 828 milhões da NASA está prestes a chegar no planeta vermelho. A sonda foi lançada em 5 de maio de 2018, através de um Atlas V. A missão terá como objetivo colocar um aterrissador com um sismógrafo e um medidor fluxo de calor na superfície marciana.

O pouso dará início a uma missão de dois anos em que a InSight se tornará a primeira espaçonave a estudar o interior profundo de Marte. Seus dados também ajudarão os cientistas a entender a formação de todos os mundos rochosos, incluindo o nosso.


Em outras palavras, ao estudar os mais variados seguimentos de tamanho, espessura, densidade do manto e da crosta marciana, bem como a taxa em que o calor é dissipado das profundezas do planeta, a InSight fornecerá um vislumbre inédito dos processos evolutivos dos planeta do sistema solar.

E agora, no dia 26 de novembro, a NASA transmitirá “ao vivo” o épico pouso da sonda na superfície vermelha de Marte. Você pode assistir a essa transmissão no play abaixo, assim como nas redes sociais da agência. A previsão é que a sonda chegue no planeta por volta das 17h (horário de Brasília) – contando um leve delay de 4 minutos para o sinal chegar na Terra.

Fonte: Misterios do Espaço

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp