Pela trajetória como médico e político atuante no Centro-Norte do Estado, o médico e ex-prefeito de Ipirá, Delorme Martins da Silva, falecido em 2011, foi agraciado “in memoriam” com a maior honraria do Legislativo baiano, a Comenda 2 de Julho. Proposto pelo deputado Luciano Simões Filho (DEM), o título foi entregue, ontem (3), ao médico Luiz Carlos Martins, filho do homenageado. Participaram da cerimônia parlamentares, prefeitos da região e familiares.

Justificando a indicação da honraria aprovada por unanimidade, o deputado Luciano Simões Filho contou a história do médico, segundo ele, um dos cidadãos mais importantes da região.“Ele foi, sem dúvidas, o maior líder político da história de Ipirá. Homem muito digno e honrado, o que nos torna orgulhosos de fazer política. Quem o conheceu e conhece Ipirá sabe do espírito público desse grande baiano, desse grande médico, que deixou um legado muito grande e forte”, argumentou.

HISTÓRIA

Nascido em 1918, no município de Baixa Grande, Delorme Martins começou os estudos em Macaúbas e, antes da adolescência, mudou-se para Salvador, onde se formou pela Faculdade de Medicina da Bahia. Ainda estudante, foi um dos fundadores da União Nacional de Estudantes (UNE). Em Ipirá, iniciou a vida profissional trabalhando com seu pai, também médico e clínico de renome. Em 1946 fundou, com Dr. Elziro Macedo, a primeira clínica de Ipirá – a Clínica Santa Helena – que já atendeu aproximadamente 100 mil pacientes e realizou mais de 15 mil partos.

Em 1962, foi eleito prefeito de Ipirá. Declaradamente de esquerda, foi preso duas vezes, uma em Salvador e outra em Feira de Santana no período de exceção. Em 1975, trouxe de São Paulo os médicos Luiz Carlos Martins e Roberto Cintra, que além de auxiliá-lo na Clínica Santa Helena, foram prefeitos da cidade.

Para o filho Luiz Carlos Martins, a Comenda 2 de Julho tem grande significado, como o coroamento da história do seu pai. “Político desde a juventude e médico muito querido pela comunidade, ele escreveu uma história que dignificou muito a sua trajetória. Tenho certeza de que, se ele estivesse vivo, gostaria de dividir com todas as pessoas que o ajudaram a construir essa história. Estamos muito felizes e agradecemos ao deputado Luciano Simões Filho pela homenagem”, celebrou.

Dentre os políticos presentes, estavam o deputado federal eleito João Roma (DEM), os prefeitos de Feira de Santana, Baixa Grande, Pintadas e Ipirá, Colbert Martins Filho, Heraldo Miranda, João Batista e Marcelo Brandão, respectivamente. “Estamos com representação desses municípios da região, porque Ipirá fazia o congraçamento com essas cidades, e doutor Delorme atendia a toda essa região ao longo do seu sacerdócio na medicina. Foi, realmente, um grande homem, e a gente só tem a agradecer à ALBA. Ipirá está de parabéns por ter essa honraria dedicada a um dos seus”, comemorou Brandão.

Fonte e foto ALBA

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp