O município de Ipirá está entre os municípios com ineficiência crítica na educação do Ensino Fundamental da Bahia, conforme dados do Atlas da Eficiência da Educação divulgado nesta terça-feira (04).

Ipirá está em 212º em qualidade da educação dentre os 417 municípios baianos. Dentre os 5 piores municípios colocados acima de Ipirá estão Paramirim (204°), Antonio Cardoso (205°), Chorrochó (207°), Barrocas (209°) e Água Fria (210°).

Por outro lado, quem lidera o ranking com aprovação e nota máxima na qualidade da gestão do ensino fundamental são: Barra, Canavieiras, Candiba, Crisópolis, Ibitiara, Itagibá, Itapicuru, Itiúba, Macajuba, Olindina, Piripá, Santanópolis, Sítio do Mato e Urandi.

Ao analisar as cidades reprovadas no quesito educação, o levantamento constatou que 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema.

Do total estudado, 398 municípios apresentarem qualidade no ensino do 1° ao 9° ano aquém do ideal. Dentro do mesmo universo pesquisado, 14 municípios, apenas 3%, apresentaram eficiência na gestão educacional.

O documento apresentou dados referentes a comparação entre os municípios do mesmo estado e se baseou em critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência.

Veja os dados abaixo: