Agora, pertinho de finalizar dois mil e dezoito, temos um desenho mais nítido do que foi o choque de ordem dos Democratas 25. Dizem sempre que os dois primeiros anos é o casamento da política; passa projeto, reforma, aumento ou diminuição, promoções e até regalias.

A porta do Boeing 025 está se fechando, analisando bem friamente, temos um problema de ordem dos fatos, Marcelo gastou sua ficha em branco no choque de ordem, um marketing pesado, selfie, sorriso, capacetezinho. Aí veio formação de equipe : problema. Veio demissão de equipe: problema. Veio transição de equipe: problema.


O maior do pepino sabemos: saúde, urbanização e educação. E aqui não tem a ver muito com quem faz a gerência ou está alocado, está no contexto da obra e da mente do comandante em chefe, na saúde listo grandes profissionais, na educação outros grandes,  só não cito de urbanismo porque não conheço muitos e não quero ser injusto. Os nomes são bons (nem todos, obviamente) mas é o comando que falha, marketing exacerbado, teve o aumento do chefe de gabinete que causou constrangimento, daí o choque de ordem virou piada de ordem, 2018 veio caindo a potência do motor; São João fraco; briga com setores sociais; mercado de artes às tralhas expostas; Casa dos Estudantes abandonada; reformas tapa buraco mal feitas e para piorar a Federal. Não sou Sherlock Holmes, me abstenho de qualquer comentário, mas cidade pequena imagem é ouro e o desgaste é crise profunda.

Educação decaiu o gás que tinha, o piloto está se isolando.

Mas ele não cansa, não obstante tanta contradição, coloca uma pedra na asa do Boeing choque de ordem: quer aprovar código tributário na calada na noite (Como diz o ditado) mas o código tem incoerências que até entidades respeitadas  como a CDL pediu esclarecimentos. E aí? Vereadores de situação em saia justa: aprova o código e briga com a sociedade durante e depois (pois vai ter), ou briga com o prefeito que mais parece o cacique da tribo paiaiá. Que dilema companheiros…2018 foi intenso. Ah, sem esquecer que saiu praticamente peso morto das eleições presidenciais: deputados, governador, senadores e presidente, aqui apanharam mais que boxeador iniciante na mão de Mohamed Ali, então Marcelo, o que será que será em 2019: o Boeing 025 decola ou explode caindo de cabeça?

Leone C

Professor, Coordenador de Cultura, Maestro, estudante de sociologia política por prazer, ativista e tragicômico.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp