O presidente da Câmara de Vereadores de Ipirá, Divanilson Mascarenhas, retirou da pauta o Projeto do Código Tributário de Ipirá que iria ser votado na sessão extraordinária desta sexta-feira (28).

Segundo Dilvanilson, essa decisão foi tomada após reunião de vereadores de situação com o prefeito Marcelo Brandão, que, segundo ele, ouviram o clamor popular e decidiram retirar o projeto da pauta de votação.


Divanilson disse ainda que o referido projeto será amplamente discutido com a população a partir de fevereiro de 2019,  e que será colocado na pauta para votação no segundo semestre de 2019. Desta forma, está cancelada as duas sessões que estavam marcadas para esta sexta-feira (28), e sábado (29). Lembrando que a pauta da sessão de sábado seria a votação da LDO.

A retirada do Projeto de Lei Nº 344 e o cancelamento das sessões, foram comemorados pelo público que compareceu na câmara, O anuncio oficial aconteceu por volta das 11h00 quando o presidente fez uso da palavra justificando os motivos que levaram o cancelamento das sessões.

Assista o vídeo abaixo:

História do Código Tributário

No final de 2017 o prefeito de Ipirá Marcelo Brandão (DEM) enviou a Câmara de Vereadores o projeto que criaria o novo Código Tributário a ser vigorado em 2018. Por sobretaxar a população e pelo fato de o projeto não ter sido debatido com os diversos seguimentos da sociedade, uma forte mobilização fez com que os vereadores da base de sustentação do governo recuassem e retirassem o projeto da pauta de votação.

Ao longo deste ano, o projeto não foi apresentado para ser debatido com a comunidade e muito menos com os vereadores. Para a surpresa de todos, já praticamente no período de recesso do Legislativo Municipal, o referido projeto voltou a ser apresentado em regime de urgência. Mais uma vez, os vereadores de oposição e a imprensa local convocaram a comunidade para barrar novamente a votação que aconteceria na manhã desta sexta-feira (28). A mobilização ganhou forma e vários seguimentos da sociedade civil organizada compareceu no plenário da Câmara para acompanhar a votação, o que não aconteceu.

Por Ipirá Notícias com informações do Caboronga Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp