Projeto com o Google transforma processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais na rede estadual



O projeto e-Nova Educação, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Google, vem transformando o processo de ensino e aprendizagem em escolas da rede estadual por meio do uso de tecnologias digitais. Com o acesso a chromebooks, os professores e estudantes utilizam ferramentas do Google para dinamizar as aulas, criando uma interatividade virtual que disponibiliza recursos, conteúdos, avaliações, tarefas e projetos para serem utilizados dentro e fora da escola.

No Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras VII, em Salvador, oito turmas já participam do projeto que, também, está em implantação em mais de 500 escolas da rede estadual na Bahia. Segundo o professor de Inglês, Linguagem Artística e Cidadania, Arleme Cotrim, do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, a implantação do e-Nova Educação tem revolucionado o ensino na escola.

e-Nova educação no Col. Est. Luiz Macêdo – foto. divulgação

“Nas minhas disciplinas, estamos conseguindo desenvolver uma dinâmica que está promovendo um interesse muito grande dos estudantes. Disponibilizo apostilas, produzidas através do meu material, que podem ser acessadas a qualquer hora na plataforma Google, que contém recursos como Classroom e G-Suites. As avaliações estão sendo realizadas dentro do sistema e, após a correção, os estudantes têm uma resposta quase simultânea das notas. Isso até diminui os custos da escola com as impressões das provas”, destaca o professor.

Arleme ainda ressalta que as tarefas e exercícios são desenvolvidos on-line. “Realizamos exercícios e os estudantes podem, a qualquer momento, tirar dúvidas sobre as tarefas de forma virtual. Até disponibilizamos dez monitores por turma, formados pelos estudantes de maior destaque, para me ajudar a auxiliar os colegas. Isso tudo está revolucionando o aprendizado, pois os alunos se sentem motivados. Conseguimos possibilitar que cada aluno criasse um site dentro da plataforma abordando temas que gostassem como esportes, games e artes, tendo toda as informações alimentadas por eles”, ressaltou.

e-Nova educação no Col. Est. Luiz Macêdo – foto. divulgação

O estudante Gabriel Conceição, 13 anos, contou que a mudança proporcionou um prazer maior em aprender. “Achei muito bacana toda essa interatividade, utilizando recursos tecnológicos digitais do Google como ferramenta de aprendizagem dos assuntos. No começo, ficamos um pouco receosos. Mas quando nos adaptamos, percebemos as facilidades de praticar e absorver o conhecimento. Sem dúvida, é uma forma de aprender de forma mais divertida e que atrai todos nós. Trabalhar com uma série de recursos digitais nos dá outra perspectiva de aprendizagem e conhecimento”, destacou.

Com informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Participe de nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.

BAIXE NOSSO APLICATIVO