Uma comissão especial da 3ª ExpoParaguaçu 2019, formada pelo secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Fabrício Martinez, e pelo coordenador do pavilhão de Gado de Leite da Feira, Wilson Cardoso, viajou, nesta sexta-feira (11), até o município de Batalha, na “bacia leiteira alagoana” (distante cerca de 200 km da capital Maceió), para apresentar a pecuaristas da região a maior e melhor Feira Agropecuária do Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.

Em Batalha (AL), a comissão será recepcionada por uma das maiores pecuaristas do norte/nordeste brasileiro, Josilene Cardoso, reconhecida e premiada pela alta qualidade genética de seus rebanhos e por integrar um seleto grupo de mulheres brasileiras que se destacam em um mercado historicamente dominado por pecuaristas homens. Em 2017, a criadora foi destaque na “35º Expo Bacia Leiteira de Batalha” como a única expositora da Feira, além de colecionar centenas de troféus e medalhas.

Também Integram a comissão especial da 3ª ExpoParaguaçu 2019, em viagem ao município alagoano, o coordenador municipal de Indústria e Comércio da Seagri, Antônio Augusto Andrade Santos, além de Dorival Júnior (Júnior Lôbo), representante da ASJ Leilões que acompanha a comissão para realizar a seleção dos animais que participarão do Leilão de Gado de Leite.

Josilene Cardoso, reconhecida e premiada pela alta qualidade genética de seus rebanhos.

Segundo o secretário Fabrício Martinez (Seagri), a viagem tem o objetivo de trazer, para a 3ª ExpoParaguaçu 2019, o que há de melhor em genética de “gado de leite” no Brasil. “Nossa grande expectativa, para esta viagem, é conseguir trazer para Itaberaba, pela primeira vez em nossa história, a primeira mulher criadora de gado de leite de alta genética para o pavilhão de nossa Feira. Uma mulher que, certamente, vai inspirar e ensinar a todos nós”, disse Martinez sobre sua anfitriã pelos próximos três dias.

Já o coordenador do pavilhão de “Gado de Leite” da 3ª ExpoParaguaçu 2019, o pecuarista Wilson Cardoso que, apesar do sobrenome, não é parente da pecuarista alagoana, afirma que “é preciso ressaltar que se trata de alguém que conta o respaldo e o respeito de toda a comunidade pecuarista de Gado de Leite no Brasil pela competência e reconhecida seriedade com que trata os seus animais, sendo destaque, inclusive, em Feiras de outros estados do nordeste”, disse o coordenador.

Em 2018, a ExpoParaguaçu movimentou mais de R$ 4,2 mi em negócios e reuniu, além da Feira de Animais de Alta Genética, a Feira Territorial da Agricultura Familiar (que também vai para sua terceira edição em 2019), contando com a participação de 18 municípios do Piemonte e da Chapada, além de atrair a atenção de mais de 20 mil pessoas durante os dias do evento. Este ano, com a mudança do local da Feira e a duplicação do espaço, espera-se um público bem maior.

A 3ª ExpoPragauçu 2019 acontece entre os dias 20 e 24 de março, no Horto Florestal Municipal de Itaberaba, localizado às margens da rodovia Milton Santos (BR 242), em um espaço de quase 70 mil metros quadrados, com a infraestrutura adequada e que já está sendo totalmente preparado para esta que promete ser a maior Feira de todos os tempos em toda a região.

A ExpoParaguaçu é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Esta edição da Feira conta, ainda, com o apoio da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizará a 1ª etapa da Copa de Páscoa 2019 durante a 3ª ExpoParaguaçu de Itaberaba.

Planta do Projeto da Infraestrutura da 3ª ExpoParaguaçu 2019.

Com informações da SECOM da prefeitura de Itaberaba

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.

Compartilhe nas redes sociais!