Uma comissão especial da 3ª ExpoParaguaçu 2019, formada pelo secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Fabrício Martinez, e pelo coordenador do pavilhão de Gado de Leite da Feira, Wilson Cardoso, viajou, nesta sexta-feira (11), até o município de Batalha, na “bacia leiteira alagoana” (distante cerca de 200 km da capital Maceió), para apresentar a pecuaristas da região a maior e melhor Feira Agropecuária do Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.

Em Batalha (AL), a comissão será recepcionada por uma das maiores pecuaristas do norte/nordeste brasileiro, Josilene Cardoso, reconhecida e premiada pela alta qualidade genética de seus rebanhos e por integrar um seleto grupo de mulheres brasileiras que se destacam em um mercado historicamente dominado por pecuaristas homens. Em 2017, a criadora foi destaque na “35º Expo Bacia Leiteira de Batalha” como a única expositora da Feira, além de colecionar centenas de troféus e medalhas.

Também Integram a comissão especial da 3ª ExpoParaguaçu 2019, em viagem ao município alagoano, o coordenador municipal de Indústria e Comércio da Seagri, Antônio Augusto Andrade Santos, além de Dorival Júnior (Júnior Lôbo), representante da ASJ Leilões que acompanha a comissão para realizar a seleção dos animais que participarão do Leilão de Gado de Leite.

Josilene Cardoso, reconhecida e premiada pela alta qualidade genética de seus rebanhos.

Segundo o secretário Fabrício Martinez (Seagri), a viagem tem o objetivo de trazer, para a 3ª ExpoParaguaçu 2019, o que há de melhor em genética de “gado de leite” no Brasil. “Nossa grande expectativa, para esta viagem, é conseguir trazer para Itaberaba, pela primeira vez em nossa história, a primeira mulher criadora de gado de leite de alta genética para o pavilhão de nossa Feira. Uma mulher que, certamente, vai inspirar e ensinar a todos nós”, disse Martinez sobre sua anfitriã pelos próximos três dias.

Já o coordenador do pavilhão de “Gado de Leite” da 3ª ExpoParaguaçu 2019, o pecuarista Wilson Cardoso que, apesar do sobrenome, não é parente da pecuarista alagoana, afirma que “é preciso ressaltar que se trata de alguém que conta o respaldo e o respeito de toda a comunidade pecuarista de Gado de Leite no Brasil pela competência e reconhecida seriedade com que trata os seus animais, sendo destaque, inclusive, em Feiras de outros estados do nordeste”, disse o coordenador.

Em 2018, a ExpoParaguaçu movimentou mais de R$ 4,2 mi em negócios e reuniu, além da Feira de Animais de Alta Genética, a Feira Territorial da Agricultura Familiar (que também vai para sua terceira edição em 2019), contando com a participação de 18 municípios do Piemonte e da Chapada, além de atrair a atenção de mais de 20 mil pessoas durante os dias do evento. Este ano, com a mudança do local da Feira e a duplicação do espaço, espera-se um público bem maior.

A 3ª ExpoPragauçu 2019 acontece entre os dias 20 e 24 de março, no Horto Florestal Municipal de Itaberaba, localizado às margens da rodovia Milton Santos (BR 242), em um espaço de quase 70 mil metros quadrados, com a infraestrutura adequada e que já está sendo totalmente preparado para esta que promete ser a maior Feira de todos os tempos em toda a região.

A ExpoParaguaçu é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Esta edição da Feira conta, ainda, com o apoio da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizará a 1ª etapa da Copa de Páscoa 2019 durante a 3ª ExpoParaguaçu de Itaberaba.

Planta do Projeto da Infraestrutura da 3ª ExpoParaguaçu 2019.

Com informações da SECOM da prefeitura de Itaberaba