20 empreendimentos já confirmaram presença na 3ª Feira Territorial da Agricultura Familiar do Piemonte do Paraguaçu que acontece, entre os dias 20 e 24 de março, durante a 3ª ExpoParaguaçu 2019 no Parque do Horto de Itaberaba. A Feira deve mobilizar entre 5 e 10 toneladas de alimentos orgânicos, além do artesanato com a ‘arte do barro’ típicos da Território de Identidade.

Durante a Feira de Alimentos — com destaque para o abacaxi, a bata-doce, o aipim, a mandioca, o inhame, a melancia, a abóbora, o milho e as bananas da terra (café), da prata e das hortaliças — serão realizadas oficinas de formação, ministradas por técnicos da Embrapa e da Seagri/Bahia, voltados para os integrantes dos grupos familiares e tratando do manejo da palma e do abacaxi para a alimentação animal.

A 3ª Feira Territorial da Agricultura Familiar deve reunir mais de 100 grupos familiares da Agricultura Familiar do Piemonte do Paraguaçu, representados pelos 20 empreendimentos que estarão presentes ao evento deste ano. A estratégia é utilizada para ampliar a participação dos pequeno produtores rurais, expondo seus produtos e diversificando a oferta de alimentos livres de agrotóxicos.

“Na verdade, cada empreendimento desses representa cerca 5 ou mais famílias da agricultura familiar. Esses grupos são articulados com o apoio das associações de produtores. Então, um ‘empreendimento’ de uma determinada localidade virá representando outros tantos produtores dessa comunidade. Sendo assim, ampliamos a participação dos pequenos produtores no evento”, informa Salomão Danilo, coordenador executivo da 3ª Feira Territorial.

A 3ª Feira Territorial da Agricultura Familiar vai contar, ainda, com a participação de empreendimentos relacionados com o artesanato do Piemonte do Paraguaçu, o que inclui a milenar ‘arte do barro’, com direito a ‘oficina de oleiro’ e dinâmicas interativas no ‘torno de modelagem’. Artesãos de todo Território de Identidade já confirmaram presença nesta que vai ser uma das maiores Feiras de todos os tempos.

Artesãos de todo Território de Identidade já confirmaram presença nesta que vai ser uma das maiores Feiras de todos os tempos.

A 3ª ExpoParaguaçu 2019 abrigará, além das feiras Territorial da Agricultura Familiar e de Animais de Alta Genética, a 3ª Feira de Aves e Pequenos Animais e o I Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu, além da 1ª etapa da Copa de Páscoa de Caprinos e Ovinos. Este ano, a Feira promete ser uma das maiores de todos os tempos, a começar pelo novo espaço que, com o dobro do tamanho, deve aumentar o número de expositores.

O evento é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Esta edição da Feira conta, ainda, com o apoio da Associação dos Criadores do Cavalo Campolina da Bahia (ACCCBA) e da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizará a 1ª etapa da Copa de Pascoa 2019 durante a 3ª ExpoParaguaçu de Itaberaba.

Por Secom/Itaberaba

Compartilhe nas redes sociais!