Aconteceu nesta sexta, dia 5 de abril, a 2ª etapa do Encontro Pedagógico 2019 da Rede Municipal de Ensino de Ipirá, nas Escolas Municipais Prof. José Saint-Clair e Dr. Góes Calmon, reunindo gestores, coordenadores, professores e profissionais da equipe de apoio da Rede. Dando continuidade aos investimentos na área da educação e sobretudo na qualificação de todo corpo docente, a Secretaria Municipal da Educação, sob a gestão da Profa. Edineuza Ribeiro, promoveu mais um encontro enriquecedor, que este ano teve como tema “São os passos que fazem o caminho”, solidificando um trabalho coletivo que tem transformado os caminhos educacionais do município.

A primeira etapa do encontro marcou o início do ano letivo, no dia 07 de fevereiro de 2019 reunindo mais de 500 dos 917 profissionais da Educação do município, incluindo professores da educação infantil e do ensino fundamental (anos iniciais e finais), coordenadores/gestores escolares e profissionais da equipe de apoio da Rede. A Jornada Pedagógica conta com a coordenação geral da Prose7e – Projetos, Soluções e Tecnologias Educacionais, empresa responsável pela elaboração do material didático inovador distribuído pela Rede.

Durante a programação da Jornada foram realizadas oficinas pedagógicas, de educação infantil, anos iniciais e finais, e também para os gestores e coordenadores escolares. Gildete Pimentel, diretora da Escola Municipal Profa. Rosângela Maria Meire e Silva, participou da oficina de gestores e pontuou a importância dessa qualificação que acontece pela segunda vez em Ipirá, qualificando-a de “muito proveitosa e significativa, porque precisamos dessa formação, afinal somos gestores e também professores e precisamos estar qualificados e entender como vai funcionar a Base Nacional Comum Curricular na sala de aula, quais são as mudanças e como elas serão aplicadas na dinâmica da escola e de nossas aulas”.

A também gestora Liana Cristina Oliveira da escola Alto Alegre, localizada na zona rural de Ipirá, no povoado homônimo à escola, ressaltou a importância das trocas realizadas no encontro pedagógico e sobretudo as discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular, “trazendo muitas informações relevantes pra nossa prática pedagógica e acredito que os gestores serão multiplicadores de tudo que está sendo passado aqui hoje, pois são novos horizontes e novos conhecimentos sendo trazidos para nós”.

Para Andreia Santana Santos, professora de classe multisseriada da zona rural do município, foi muito gratificante a formação: “Tudo que aprendemos hoje vai fortalecer a nossa prática, nos dando a certeza de que em muitas situações vivenciadas em sala de aula estamos fazendo a coisa certa e a partir de hoje nosso planejamento vai ficar ainda melhor”.

“Agradecemos a todos que estiveram presentes na segunda etapa da Jornada Pedagógica 2019, realizada nesta sexta-feira. Fazemos tudo com o propósito e a compreensão de que fazer educação é tratar do professor pensando no aluno. Por isso essa formação é essencial, pois proporciona a atualização desse conhecimento, no sentido de troca de experiência, da pesquisa, mostrando a importância principalmente do estudar todos os dias e sempre”, pontua a secretária Edineuza.

Assessoria de Comunicação – Ascom PMI