O Governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciou em seu programa “Papo Correria”, nesta semana, que o edital do novo concurso da Polícia Militar (PM) do estado será divulgado após o mês de julho desse ano.

De acordo com o governador, o concurso deve oferecer 2 mil vagas para soldados e logo após o certame, mil destes devem ser aprovados; em seguida os outros mil serão chamados para a capacitação. Na oportunidade, ele também confirmou que irá promover um concurso para a Polícia Civil.

“Vamos realizar este ano um novo concurso para a Polícia Civil e um novo concurso para a Polícia Militar. Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes.

Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado”, declarou Rui Costa.

Tendo como base os editais lançados anteriormente pela PM no estado, os requisitos para participar do certame da corporação são os seguintes: nível médio completo ou médio/técnico, idade mínima de 18 anos e máxima de 30, e estatura mínima de 1,60 m (para homens) e de 1,55 m (para mulheres).

Requisitos concurso PM BA Soldado

· Nível médio completo

· Nacionalidade brasileira ou portuguesa

· Idade entre 18 e 35 anos

· Estatura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino

· Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Remuneração

O candidato aprovado recebe durante a realização do Curso de Formação, a título de bolsa de estudo, remuneração no valor de um salário mínimo. Após a formação, o soldado passa a receber remuneração de R$ 2.585,05, podendo chegar a R$ 5.071.

Exames pré-admissionais:

· AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA;

· EXAMES MÉDICOS-ODONTOLÓGICOS;

· TESTE DE APTIDÃO FÍSICA;

· EXAME DE DOCUMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A prova

A data da prova para Bombeiro e PM foi realizada dia 06/08/17, tendo o candidato 4 horas e 30 minutos para a realização. O exame do concurso PM-BM/BA foi composto de REDAÇÃO e conta com 80 questões (múltipla escolha), divididas em: Conhecimentos Gerais: 30 questões (1 ponto cada) e Conhecimentos Específicos: 50 questões (1,4 pontos cada), total: 100 pontos.

A prova para o cargo de Policial Miliar foram compostas por questões objetivas de:

· Língua Portuguesa;

· Matemática;

· RLM (Raciocínio Lógico Matemático);

· História do Brasil;

· Geografia do Brasil;

· Atualidades;

· Noções de Direito Constitucional;

· Noções de Direitos Humanos;

· Noções de Direito Administrativo;

· Noções de Direito Penal;

· Noções de Igualdade Racial e de Gênero;

· Direito Penal Militar.

A prova para o cargo de Bombeiro foi composta de questões objetivas de:

· Língua Portuguesa;

· Matemática;

· Ciências Humanas e Naturais;

· Língua Inglesa;

· Noções de Direito Constitucional;

· Noções de Direito Administrativo;

· Noções de Direitos Humanos;

· Noções de Igualdade Racial e de Gênero;

· Direito Penal Militar.

Pontuação Mínima para aprovação

Para ser aprovado, o candidato precisou fazer, no mínimo, 60 Pontos (60%). Já para a redação o concorrente deverá redigir no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas. O quesito conteúdo foi avaliado quanto aos aspectos de: Pertinência ao tema proposto, argumentação coerente das ideias e informatividade, adequação do uso de articuladores, organização adequada de parágrafos e propriedade vocabular. Total: 100 Pontos. Mínimo para aprovação:60 pontos (60%)

O Candidato que não atingiu o mínimo estabelecido foi eliminado do Concurso.

Por: Portal Bahia Online

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp