Pesquisa inédita recente estudou a visão de recém–nascidos com microcefalia, e o resultado se soma à lista de preocupações provocadas pela doença. Quase 40% dos be-bês analisados apresentaram alterações na retina e problemas graves nos olhos. Este fato justificou a apresentação de projeto de lei pelo deputa-do Jurandy Oliveira (PP), que autoriza o Estado a custear óculos de grau, ou mesmo óculos escuros, para crianças que possuem problemas na visão decorrentes da microcefalia, “de acordo com a necessidade de cada uma”.

“É a primeira vez no mundo que um grupo de pesquisas confirma graves lesões nos olhos provocadas pela microcefalia associada ao Zika vírus”, destaca o parlamentar. Nesses estudos, 79 bebês com suspeita de microcefalia foram analisados. Os exames de 55 foram concluídos e em 40 deles a má formação foi provocada por Zika vírus; cerca de 40% tiveram problemas anatômicos na formação dos olhos.

A estrutura cerebral neurológica “estando comprometida, com-promete também o nervo óptico e as canárias da retina. A visão das crianças se torna deficitária”, ressaltou Oliveira, informando que as duas alterações mais comuns foram a atrofia da retina, que é uma espécie de cicatriz, e a alteração pigmentar, que são peque-nas manchas na retina. Segundo o deputado, os médicos confirmaram que as lesões “são muito sugestivas de que haverá uma perda da visão significativa em alguns dos pacientes”.

Com informações da Ascom/ALBA