Um funcionário público matou 11 pessoas e feriu ao menos outras seis nesta sexta-feira (31) em um centro administrativo de Virginia Beach, costa leste dos Estados Unidos. As informações são do chefe de polícia da cidade, Jim Cervera.

Equipes de socorro respondem a chamado após tiroteio na prefeitura de Virginia Beach, nos EUA — Foto: Kaitlin McKeown/AP

De acordo com a imprensa local, o assassino morreu em confronto com policiais. Um dos oficiais chegou a ser baleado, mas, de acordo com Cervera, sobreviveu graças ao colete à prova de balas.

Uma das pessoas atingidas foi levada para um hospital especializado em trauma; as outras estão em uma unidade de saúde local. Não há detalhes sobre o estado delas.

Cervera afirmou à agência Reuters que os disparos começaram pouco depois das 16h (horário local), no Prédio Dois do complexo onde funciona o centro municipal, em local descrito como sede dos serviços públicos de Virginia Beach, ao lado da prefeitura da cidade.

De acordo com a rede de televisão norte-americana NBC, o assassino tinha sido demitido do serviço público na quinta-feira (30). As autoridades, até o momento, não divulgaram a identidade do criminoso.

Por precaução, a polícia isolou a área e pediu que vizinhos evitassem o bairro onde fica a sede do governo de Virginia Beach.

‘Dia trágico’, diz governador

O governador do estado norte-americano da Virgínia, Ralph Northam, lamentou o massacre. Pelo Twitter, ele disse que viajou a Virginia Beach para prestar auxílio.

This is a tragic day for Virginia Beach and our entire Commonwealth. My heart breaks for the victims of this devastating shooting, their families, and all who loved them. I am on my way to Virginia Beach now and will be there within the hour.9

“É um dia trágico para Virginia Beach e toda a nossa comunidade. Meu coração está partido pelas vítimas desse tiroteio devastador, além das famílias e de todos os que as amavam”, escreveu Northam.

Em entrevista coletiva ao lado do chefe de polícia, o prefeito da cidade, Bobby Dyer, afirmou: “Este é o dia mais devastador da história de Virginia Beach. As pessoas envolvidas são nossos amigos, companheiros de trabalho, vizinhos, colegas”.

Com 450 mil habitantes, Virginia Beach é a cidade mais populosa do estado da Virgínia. Fica na Baía de Chesapeak, banhada pelo Atlântico.

Fonte: G1