Ponte Salvador-Itaparica, Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) e o VLT da capital foram alguns projetos estruturantes da Bahia que o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, apresentaram na quarta-feira (12), em Fortaleza (CE), para compor o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A reunião do Comitê de Articulação de Secretarias de Estado da Sudene contou com representantes dos governos de outros estados nordestinos.

“A indispensável a execução de projetos que desenvolvam o estado o Nordeste econômica e socialmente. Na Bahia, temos hoje um grande projeto que é a Ponte do Desenvolvimento do Sistema Viário Oeste, que liga Salvador à Ilha de Itaparica. A construção dessa ponte vai promover o crescimento de várias regiões do estado, descentralizar a arrecadação e impulsionar a economia de dezenas de municípios”, disse Leão.

Para o vice-governador baiano, a Sudene deve criar um fundo, através de emendas parlamentares, para garantir a execução dos projetos dos estados nordestinos. “Planejamos nossas ações através dos PPAs, mas não podemos ficar apenas no planejamento. Temos que executar esse planejamento e precisamos de garantias que teremos como bancar nossas ações”, pontuou Leão.

Plano unificado

Já o secretário Pinheiro ressaltou que foi muito importante a retomada do Conselho da Sudene para o desenvolvimento regional. “Única saída para que a gente possa enfrentar esse atual período e possa ter desenvolvimento econômico, social, um plano de infraestrutura e o planejamento do Nordeste a partir do que acontece em cada estado”, afirmou. Ele ainda destacou a assertiva unificação e integração do plano para a região, entendendo e respeitando as especificidades de cada estado.

Dentre os projetos agrupados em 11 eixos, apresentados em Fortaleza pelos gestores baianos, destacam-se os de infraestrutura viária, infraestrutura energética e infraestrutura hídrica, além da mobilidade urbana. Dentre eles, estão: o Sistema viário Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte entre a cidade de Salvador e a Ilha de Itaparica; a Ferrovia da Integração Oeste Leste, que irá proporcionar o acesso aos portos da Bahia, bem como a possibilidade de integração à futura Ferrovia Transcontinental e a Hidrovia do São Francisco, trecho prioritário de 720 km entre Juazeiro/Petrolina e Bom Jesus da Lapa, local de intercessão com a Fiol.

A comitiva do Executivo baiano falou ainda da expansão da malha viária do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas e da construção do VLT, que ligará os municípios de Salvador e Simões Filho; as PPP´s para a ampliação da oferta de água tratada e da rede de esgoto em Salvador e Região Metropolitana, ampliação da oferta de água tratada e da rede de esgoto em Feira de Santana e região e a implantação de reservatório no Rio Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, objetivando a transposição para a Barragem de Santa Helena.

O PRDNE terá vigência imediata entre 2020-2023, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp