O grupo Paquetá que possui uma fábrica de calçados no município baiano de Ipirá entrou com pedido de recuperação judicial, com dívida total de R$ 638,5 milhões. O principal objetivo é ganhar fôlego para proteger o capital de giro, que financia o dia a dia das operações.

O grupo, dono de marcas como Ortopé, Capodarte e Dumont, tem faturamento de R$ 1,3 bilhão por ano. Além de atuar com marcas próprias, a Paquetá – grupo familiar gaúcho fundado há 74 anos – também produz para terceiros, como as marcas esportivas Adidas, Nike e Asics e a fabricante de acessórios Tory Burch.

Segundo informações do Estadão, a empresa preparou o projeto de recuperação ao longo de dez meses. A companhia tem 10,2 mil funcionários, dez fábricas e uma operação de varejo com 148 lojas próprias e 86 franqueadas.

A intenção da Paquetá é encontrar um fundo de private equity (que compra participações em empresas) que se associe aos atuais donos no processo de recuperação. O modelo a ser seguido é o da varejista Máquina de Vendas, que atraiu o fundo Starboard como sócio. A empresa é auxiliada no processo de recuperação judicial pelo escritório de advocacia João Pedro Scalzilli e pela consultoria Galeazzi & Associados, além da Carpena Advogados.

Fonte: Bahia Municípios