Um suposto pesado esquema de corrupção envolvendo contratações de palcos, bandas e som é denunciado em Ipirá, cidade na Bacia do Jacuípe a 210 de Salvador, para o São João deste ano

O suposto esquema envolveria o prefeito Marcelo Brandão (DEM) que seria o principal beneficiário pelas relações com o empresário Luiz Américo de quem supostamente seria aliado em Ipirá. O valor das contratações supostamente irregulares de ‘limpeza de rastros’ é superior a R$ 420 mil. Os preços seriam superfaturados sempre superiores aos cobrados na região.

A denúncia, feita por vereadores de oposição, chegou hoje à redação do tudonews.com.br.

O suposto esquema

O suposto esquema seria tão pesado que alguns contratos sequer são divulgados. Um dos exemplos é o do último Réveillon. Os valores do trio-elétrico, das bandas e da queima de fogos não apareceram no Diário Oficial do Município e nem no TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), afirmam os vereadores Benedito Oliveira, Carlos Simas, Caryl Oliveira, Deteval Brandão, Jaildo Souza e Weima Fraga.

Também não apareceram no Diário Oficial da cidade os valores pagos as bandas e o palco da exposição. Quanto foi o show, por exemplo, de Seu Maxixe?

O suposto esquema faturou em 2017 e 2018 R$ 2.178.460.00 com superfaturamento de contratos que foram feitos e aprovados pelo secretário de Administração Sandro Cintra.

Não se sabe ainda quanto o suposto esquema faturou em 2019 porque nada foi publicada nenhuma despesa da Prefeitura neste ano, o que é mais um absurdo.

Luiz Américo e o prefeito Marcelo Brandão para driblar o MP e o TCM fizeram contratos com 4 empresas diferentes e todas elas foram representadas por Luiz Américo, a primeira no nome do empresário, a segunda em nome da esposa, a terceira em nome de uma funcionária e a quarta em nome de um amigo.

Os vereadores de oposição que já entraram com um processo denunciando esse esquema fraudulento.

Empresas/empresários:

Luiz Américo Ferreira de Cerqueira (empresário)

CNPJ- 27.460.717/0001-72

Jussiara Almeida Serra de Jesus (esposa)

CNPJ- 13.415.458/0001-53

Maria de Fátima Gomes da Costa (funcionária)

CNPJ- 13.319.291/0001-27

Qtative Tecnologia e Eventos (amigo)

CNPJ- 18.554.695/0001-19

Todas essas empresas seriam representadas por Luiz Américo nas licitações ou cotações. Não seria ilegal, mas se não houver outros concorrentes ao menos imoral e muito suspeito.

Ações MP e TCM

Todas as denúncias serão motivo de representações pelos vereadores de oposição que desejarem assinar, segundo o vereador Weima Fraga (PDT), no Ministério Público (MP) de Ipirá e no Tribunal de Consta dos Municípios (TCM) para que sejam apuradas e todas providencias seguintes sejam adotadas.

Inicialmente cabe ao MP abrir processo administrativa e, se comprovadas as suspeitas, representar à Justiça de Ipirá.

Fazem parte da oposição e subscrevem as ações os vereadores Benedito Oliveira, Carlos Simas, Caryl Oliveira, Deteval Brandão, Jaildo Souza e Weima Fraga.

Em 2018

Para se ter uma ideia do esquema no São João de 2018, o pregão foi marcado o pregão para contratação da estrutura (palco, som, iluminação e banheiros) para o dia 21/06/18 sendo que, toda estrutura já estava montada na Praça porque o concurso de quadrilha já tinha começado no dia 18.

Como sempre, ganhou uma das empresas do senhor Luiz Américo ou de pessoas próximas a ele.

Fonte: Tudo News