No período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2019, a Área Integrada de Segurança Pública 42 (AISP 42), composta pelo 11º BPM/Itaberaba, 98ª CIPM/Ipirá, 12ª COORPIN e a CRPT Itaberaba, num total de 17 municípios, atingiu a redução de 35% nos números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (homicídios), comparado com o mesmo período do ano de 2018.

A AISP 42 faz parte da Região Integrada de Segurança Pública Chapada (RISP Chapada), que é composta por 55 municípios, região que atingiu, pelo 5ª semestre consecutivo, a redução nos números de homicídios, sendo que no semestre recém findado, a RISP Chapada reduziu em 19,3%, na comparação com o ano anterior.

O Programa Pacto Pela Vida do Governo do Estado da Bahia, que estabelece metas de redução de crimes violentos, objetiva de forma genérica a preservação de vidas, para tanto, o referido programa, instituiu o prêmio por desempenho policial(PDP), para motivar os profissionais de segurança pública. Dentro das metas estabelecidas, a Risp Chapada e a AISP 42, terão seus policiais militares premiados com tal premiação.

Para conseguir obter as reduções descritas acima, o Cpr Chapada adota no seu orgânico, a estratégia de prevenção, através da tática da aproximação com a comunidade, executada com ações integradas com outros órgãos e pautada na legalidade, com os Policiais Militares instruídos e imbuídos no cumprimento da missão precípua da Polícia Militar, que é a preservação de vidas.

O segundo semestre, que se inaugura, será pautado na mesma estratégia e tática, porém com ações inovadoras, num processo de reinvenção contínua.

PRESERVAR VIDAS É A NOSSA MISSÃO”

Fonte: 98ª CIPM