A Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito de Ipirá (CMTT), proibiu o estacionamento de veículos nos dois sentidos da rua Tiradentes, entre a praça São José e a avenida Dr. Cezar Cabral, no centro de Ipirá. A proibição entrou em vigor ontem (29).

A ação é vista como positiva e não trouxe melhoras somente para os motoristas, mas também os moradores da rua.

De acordo com o coordenador da SMTT, Manoel Hito, essa medida já estava prevista no projeto de municipalização do trânsito e vai melhorar o tráfego no local. “O que a gente espera e que já está acontecendo é fluidez do tráfego nos dois sentidos. Esse é o principal objetivo […]. Havia muitas reclamações por conta do congestionamento que se formava em função do estacionamento de veículos nos dois sentidos da rua.” 

Rua Tiradentes após a proibição. | Foto: Messias Rios |

Rua Tiradentes após a proibição. | Foto: Messias Rios |

Multas

Segundo Manoel Hito, os motoristas que insistirem em desobedecer a sinalização já podem ser multados, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas no momento a intensão da SMTT é orientar-los.

Novo Trânsito

O trânsito de Ipirá está municipalizado desde o dia 25 fevereiro deste ano. Denominado de Novo Trânsito, o projeto consiste em melhorar a mobilidade urbana na cidade, além de promover ações voltadas à educação no trânsito e da implantação de medidas que visam aperfeiçoar a circulação viária e a segurança dos pedestres, prevenindo acidentes no perímetro urbano.

Desde então, diversas medidas já foram tomadas e foi bem vista pela população como: a sinalização de ruas no centro da cidade, a implantação do fluxo em sentido único na praça Roberto Cintra, entre outras ações.

O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Ipirá, através da Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito de Ipirá (CMTT), com apoio da 21ª CIRETRAN e 98ª CIPM.