Em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (22), o governador Rui Costa afirmou que não participará da inauguração do novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça (23).

Na opinião de Rui, o evento se transformou em uma convenção político-partidária. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse ao explicar a decisão.

Em momento de tensão com o eleitorado do Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro decidiu dobrar o número de convidados da inauguração do aeroporto, sem aumentar proporcionalmente o número de convidados de Rui. Além disso, o governo federal escalou rivais do governador para discursar no evento como o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o deputado federal Elmar Nascimento (DEM).

Rui disse que foi o responsável por convidar o governo federal para participar do evento, mas foi rebatido com covardia, no caso dos convites. “Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia. A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária”, declarou o governador sobre a situação.

Neste fim de semana, deputados da base pediram que o governador não fosse ao evento para não se expor a vaias e a um palanque adversário montado.

“Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu. Porque entendo que o Brasil precisa de paz para crescer e para gerar emprego. Quero pedir a Deus e ao Senhor do Bonfim que continue iluminando meus passos, me dando serenidade e saúde para que eu continue trabalhando pelo povo da Bahia, pelo povo do Nordeste e pelo povo brasileiro. Que Deus nos abençoe”, disse. Veja o pronunciamento do governador:

Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a cerimônia deveria acontecer aberta ao público. “Além de mandar retirar as placas do governo do estado, Bolsonaro e aliados montam um teatro para vaias, sem a presença do povo, ideal para esse presidente que não gosta do Nordeste! Ele escalou rivais do governador Rui Costa para discursar no evento.”As peças publicitárias que divulgavam a obra estavam na entrada do novo aeroporto e foram retiradas durante a noite.

“Ao vistoriar as obras semana passada, Rui Costa já inaugurou, na prática, o aeroporto de Vitória da Conquista, não tem porquê ir a uma segunda inauguração artificial, junto com esse presidente que semana passada atacou o povo nordestino em uma coletiva. Rui tem 75% dos votos dos baianos e não merece tal desídias, mas se decidir ir, terá minha companhia”, concluiu Alice.

Fonte: Bahia Notícias