A Prefeitura Municipal de Ipirá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta sexta-feira (16), no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP), solenidade de entrega dos certificados aos estudantes concluintes dos vários cursos gratuitos ofertados no município com certificação SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, instituição direcionada a educação, e parceria da empresa Airam Serviços e Apoio Técnico.

Os cursos foram oferecidos gratuitamente com o objetivo de promover a capacitação das pessoas para o mercado de trabalho. Quem busca uma vaga no mercado de trabalho precisa investir muito em capacitação. A competitividade é cada vez maior. A Prefeitura de Ipirá tem investido em qualificação profissional para ampliar as chances da população, promovendo diversos cursos profissionalizantes voltados para geração de trabalho e renda.


Quem fez os cursos nesta etapa foram os moradores dos conjuntos habitacionais: Residencial Parque das Acácias, Parque dos Coqueiros e Mirante. A finalidade da iniciativa é promover a autonomia social e econômica, além da participação comunitária e o desenvolvimento sustentável da região. Foram entregues os certificados de conclusão para os alunos que participaram dos cursos: Confeccionador de Bolsas em Couro e Material Sintético, Auxiliar na Fabricação de Pizzas, Produção de Salgados e Folhados, Confeitaria Básica, Produção de Doces Fino e Produção de Sequilos e Petit Four.

Os contemplados com a iniciativa da prefeitura ficaram felizes com o resultado e comemoraram a conquista. A jovem Carla que fez três cursos profissionalizantes agradeceu a todos os envolvidos e também parabenizou a todos e todas pelo empenho. “Eu agradeço muito essa oportunidade, apesar também que foi pouco tempo, mas esse pouco tempo deu sim pra todos nós se especializar na área. Pra mim foi maravilhoso, muito gratificante a oportunidade”, destacou Carla.

Ao ingressar num curso de capacitação profissional o estudante assume muitas responsabilidades e encara vários desafios que vão garantir ao final desta nova etapa mais oportunidades na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Na visão do coordenador da Proteção Social Especial, Elziro Filho, os cursos ofertados, de forma gratuita pela prefeitura, vão dar alternativas para o empreendedorismo dos beneficiados. “Sobre a importância do curso, podemos destacar a conquista da qualificação como arma de inclusão social. Um dos objetivos da Assistência Social é promover cidadania dando condições às pessoas. Esses cursos, além de gratuitos, dão às pessoas condições de saírem prontas para o mercado de trabalho. Também têm como principal alvo qualificar a população diante da demanda por mão de obra qualificada, e, com essa parceria com o Senai o alcance aumenta e chega a quem realmente precisa. O Senai é destaque na qualificação profissional e a nossa busca é por atender às necessidades destas pessoas referenciadas nos CRAS , Bolsa Família, pessoas beneficiárias de programas, a exemplo de programa de Habitação a obter ainda mais qualificação no mercado de trabalho”.

O evento de entrega dos certificados evidenciou mias uma vez o compromisso do prefeito Marcelo Brandão com sua gente e também serviu para valorizar os esforços de todos que participaram dos cursos. “A cerimonia de entrega de certificados serviu para valorizar os esforços das pessoas que fizeram os cursos, cada uma delas enfrentaram vários desafios no dia a dia, e, é importante o reconhecimento e respeito da gestão de fazer um momento para comemorarmos juntos um início de um novo ciclo na vida de cada um. Para muitas pessoas é uma oportunidade de mudança de vida. Com esses cursos e outros que serão anunciados, estamos proporcionando mais oportunidades pra que muitas pessoas se insiram no mercado de trabalho com mão de obra qualificada”.

A administração municipal agradece o empenho de todos, inclusive dos cidadãos ipiraenses que confiam no trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Ipirá. “Agradecer a todos que se fizeram presentes, a todos os Coordenadores, destacar a presença de Aroldo Lima representando a Habitação, Miliza representando a empresa Airam. Quero destacar a dedicação de Lenise Souza e Guido que são incansáveis nesse e qualquer outro evento, Ivólia, equipe Acessuas e Sheila Lima, essa equipe determinada e de muito trabalho. Quero parabenizar ao nosso secretário Osmar Souza e ao nosso Prefeito Marcelo Brandão que não medem esforços para realizar essas e outras ações que nos dão a cada dia mais esse Orgulho de Viver Aqui”, finalizou Elziro.

Veja fotos abaixo:

Ascom PMI

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp