A Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 29, na Unidade Básica de Saúde (Posto da Mulher), evento em comemoração ao “Agosto Dourado”, mês dedicado para reforçar a importância do aleitamento materno. A ação reuniu várias gestantes acompanhadas pelo município. O objetivo do encontro foi reforça sobre a necessidade de orientar as mães e falar dos primeiros cuidados após o nascimento do bebê.

O tema “Agosto Dourado” foi escolhido para lembrar que o leite materno é o alimento padrão ouro porque apresenta em sua constituição todos os nutrientes e elementos necessários ao desenvolvimento saudável das crianças.

Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é importante até os 2 anos de idade ou mais e a introdução de alimentação complementar após os seis meses de vida. O leite materno é o alimento ideal para os bebês, promovendo a saúde da criança e reduzindo o risco de diarreia, asma, otite e pneumonia.

Além dos benefícios para as crianças, a amamentação também traz vantagens para as mamães, pois além de contribuir para a recuperação do peso anterior à gestação mais rapidamente, também ajuda a reduzir o risco de câncer de mama e de ovário.

Ascom PMI