O mandacaru (Cereus Jamacaru) é uma planta cactácea e nativa do Brasil, também é conhecida como cardeiro. É típica da caatinga e nasce em vários lugares. Vive tranquilamente em lugares de clima seco e com pouca água, pode chegar a 6 metros de alturas e no lugar das folhas a planta contém espinhos para proteger a planta contra os herbívoros da região. As raízes do mandacaru consegue absorver água contida no lençol freático e o tronco é protegido por uma película grossa para evitar a perda de água.


Os Benefícios do Mandacaru

O mandacaru pode ser utilizado para sobrevivência, então pode servir para alimentar ou hidratar os animais do sertão. O fruto e a flor do mandacaru servem para alimentar aves e abelhas. De acordo com a cultura popular, o mandacaru é capaz de tratar problemas renais.

Para isso basta deixar 4 rodelas de mandacaru e 4 pés de quebra-pedra da cor roxa descansando por um dia em um litro de água fria e dentro da geladeira. Não é preciso ferver. Também poderá fazer o suco de mandacaru tirando os espinhos, cortando em pedaços, retirando a casca e batendo no liquidificador com um pouco de água.

A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de calculo renal. Também tem função diurética, melhora a retenção de líquidos, a infecção na bexiga tem ação expectorante, melhora a febre e resfriados, ou até mesmo serve para tratar doenças do coração.

 

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp