Um tênis capaz de gerar energia, e da limpa. A iniciativa foi desenvolvida por estudantes do ensino médio de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. O projeto começou como um trabalho para a Feira de Ciências do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, informou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado [Secti}. A partir do momento que o usuário pisa no chão, a energia é gerada, podendo ser armazenada ou usada de imedaito.

Foto: Divulgação / Secti

Segundo o professor de Física e coorientador do trabalho, Oziel Silva, a eficácia do produto já foi testada e o tênis foi capaz de energizar semicondutores para emitir luz elétrica.

“Produzimos energia em um circuito montado no calçado que foi suficiente para acender dispositivos com LED”, contou. O docente também ressaltou o caráter não prejudicial à natureza. “As principais formas de geração de energia causam grandes impactos ambientais e têm um custo elevado. A energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada de várias maneiras, inclusive com armazenamento para uso posterior ou para carregar um celular imediatamente via entrada USB”, afirmou.

O circuito funciona por meio de um sistema de pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas ou pressionadas. O grupo de criadores é composto pelos estudantes Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luis Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor. O projeto foi selecionado para participar da Feira de Ciências de Porto Alegre.

Por Bahia Notícias

veja também