Entre os dias 20 e 26 de fevereiro, datas oficiais do Carnaval, Salvador e Região Metropolitana (RMS) registraram 32 assassinatos e oito tentativas de homicídio.

Nenhuma morte enquadrada como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi contabilizada nos circuitos da festa, no entanto, as tentativas de homicídio que aconteceram nos locais, à exemplo de uma mulher que foi esfaqueada no Pelourinho, na última sexta-feira (21), não foram registradas no boletim diário da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Desse total, 35% ocorreram na RMS. Se comparado aos dias da folia do ano passado, o número de assassinatos esse ano dobra, já que foram contabilizados 19 assassinatos no mesmo período contra os 32 desse ano. 

Um dos crimes que chocaram a população de Salvador foi a tentativa de chacina que resultou em três mortos e três feridos no bairro de Pernambués. Os tiros foram disparados por um grupo encapuzado. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. 

Já o dia que mais se destacou com a quantidade de mortes foi o sábado, terceiro dia de folia, quando 10 pessoas foram assassinadas e uma sobreviveu a uma tentativa, sendo desses cinco  casos foram na capital baiana nos bairros de Sussuarana, Estrada Velha do Aeroporto, Parque São Bartolomeu, Castelo Branco e Fazenda Grande do Retiro II.

Os outros homicídios aconteceram nos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, São Sebastião do Passé e Salinas das Margarias.

Fonte: BNews