O prefeito ACM Neto anunciou nesta quinta-feira (20) que irá adiar a reabertura de estabelecimentos previstos na fase três do plano de retomada econômica da cidade. Mesmo com a taxa de ocupação dos leitos de UTI estáveis, abaixo dos 60%, a gestão não irá autorizar a reabertura prevista de clubes sociais, cinemas, parques de diversões, parques temáticos, teatros e centros de convenções na capital na próxima segunda-feira (24).

Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada para garantir uma maior segurança para a execução final do tempo de reabertura. “Nós vamos continuar acompanhando o desempenho semana a semana. Assim que tivermos segurança para tomarmos uma decisão, nós tomaremos”, falou. “[Estamos] Observando tudo isso e tendo uma postura de cautela e prudência como tem sido uma marca das nossas decisões. Entendemos que precisamos de mais tempo na fase dois para ter mais segurança de como proceder”, completou o prefeito. 

Salvador na pandemia

Após apresentar um índice de 57% na última quarta-feira (12), a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 subiu para 60% em Salvador. A porcentagem, contudo, continuou, pelo quarto seguido, dentro do patamar para o início da fase 3 de reabertura das atividades comerciais. Para a cidade ingressar na fase três da retomada, é preciso, além de cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos em até 60%, que haja um intervalo de 14 dias entre as fases. Com isto, este momento deve acontecer no dia 24 de agosto. Ao todo, 397 leitos de UTI estão ocupados na capital baiana. A cidade dispõe de 692 destes equipamentos. As informações são do Bahia Notícias.