A mãe do menino de 1 ano e 11 meses, que foi encontrado vivo depois de passar dois dias em um buraco na cidade de Santo Estêvão, a cerca de 150 quilômetros de Salvador, fez uma comunicação falsa à polícia e tentou ocultar o crime. A informação é do delegado Jean Souza, responsável pelas investigações, que disse que a mulher abandonou o garoto no dia do desaparecimento.

Heitor Gomes, de 1 ano e 1 meses, foi encontrado vivo após dois dias em buraco na cidade de Santo Estêvão — Foto: Reprodução/TV Subaé

Segundo o policial, a mulher foi até a delegacia, na segunda-feira (16), comunicar o sumiço do filho um dia depois de deixar a criança. Ele admitiu que teve um “descuido” e uma “atitude irresponsável”, mas acreditava que o pequeno Heitor Gomes estivesse na vizinhança, como era de costume.

“Na verdade, ela havia abandonado a criança. Foi descoberta pelos policiais durante as diligências, razão pela qual ficou detida. Mas o fato de ter vindo [à delegacia], feito uma comunicação falsa e ter distorcido os fatos prejudicou as investigações. Inclusive, talvez responda por outro crime. Ela obstruiu as investigações e tentou ocultar o crime, que é o abandono do menor”, disse o delegado.

Heitor foi encontrado pela agente de pedágio Carine Santana, que passava pelo local, às margens da BR-116, em um ponto que fica a cerca de 60 metros de onde a criança mora com a mãe.

“Eu desci do carro com meu colega e ouvi o gemido. Ele disse que era um cachorro, mas voltei e vi um menino com a mãozinha para cima. Levantei ele, o pai veio correndo e levou para o hospital”, comentou ela.

Garoto foi encontrado em buraco às margens da BR-116, na cidade de Santo Estêvão — Foto: Reprodução/TV Subaé

O garoto foi levado para o Hospital Doutor João Borges de Cerqueira, com desidratação e febre. Ele permanece em observação e em bom estado de saúde, mas ainda sem previsão de alta médica. E de acordo com o Conselho Tutelar, logo após ser liberado da unidade, deve ser entregue à família paterna.

Genivaldo Pereira, pai do menino, que não morava com o bebê e a mãe, disse que soube do desaparecimento somente um dia depois e que vai lutar judicialmente para ter a guarda da criança.

“Fiquei em desespero. Rodei a região com amigos e a polícia. Eu vou ficar mais com ele, cuidar mais dele e vou ver (como fazer) para tomar a guarda dele”, afirmou ele.

A mãe do garoto foi presa no mesmo dia que comunicou o caso à polícia. Ela foi liberada no dia seguinte, após o pagamento de fiança. A mulher deve responder, em liberdade, por abandono de incapaz e tentativa de obstrução das investigações da Polícia Civil.

Bebê é encontrado com vida depois de passar dois dias dentro de buraco na Bahia; mãe foi presa por abandono de incapaz — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp