Na manhã desta quinta-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a ampliação da Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras, que agora passa a funcionar com um total de 82 leitos. O equipamento, que é referência para o atendimento de gestantes de alto risco em Salvador, ganhou uma nova unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e um Centro de Parto Normal (CPN), após um investimento de mais de R$ 8,5 milhões, entre obras e equipamentos.  As intervenções também contemplaram a reforma e ampliação de espaços já existentes como a Unidade de Terapia Infantil (UTI), ambulatório, enfermarias, lactário, Unidades Neonatal Convencional e Canguru.  

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

“Além de todos os investimentos na estrutura física e equipamentos, estamos falando de um atendimento especial, pois temos uma equipe dedicada e qualificada que se une a outras equipes voltados para o atendimento às mulheres que precisam ter os seus partos de forma confortável e segura. Aqui temos doulas, que acolhem as pacientes desde o início do pré-natal, aqui temos vacinas para as mães e bebês, que também já saem com o registro civil e sua cidadania”, detalhou o governador. Ele também destacou que os bebês ainda fazem nas maternidades estaduais testes do pezinho, orelhinha e olhinho, que são indispensáveis para a detecção e tratamento precoce de doenças e síndromes.


Jerônimo anunciou ainda que o Governo do Estado vai prosseguir com entregas de equipamentos de saúde de grande porte que estão com as obras em status avançado. “Nessa semana abrimos mais 90 leitos em Irecê, no próximo mês temos prevista a entrega de um hospital no oeste, em Santa Maria da Vitória, e mais duas Policlínicas Regionais. Também trabalhamos para em breve entregar o Hospital de Itaberaba”.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Referência

Com atendimento de urgência, emergência e ambulatório, a Albert Sabin é considerada referência para os distritos sanitários de Cajazeiras, Pau da Lima e Itapuã, além de oferecer apoio ao Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho e o Centro de Parto Humanizado de Plataforma. Com o novo Centro de Parto Normal entregue, a maternidade passa a receber gestantes de baixo risco em trabalho de parto, que serão acomodadas nos cinco quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP).

A titular da Saúde, Roberta Santana pontua que a ampliação da Maternidade Albert Sabin vai contribuir para o acolhimento as parturientes de toda cidade, sobretudo para as mães que pretendem ter partos naturais humanizados. “O Centro de Parto Normal daqui é apartado da unidade hospitalar, sendo o primeiro de Salvador com essa divisão. Vai ampliar muito o atendimento de parto, pois aqui fazemos cerca de 500 partos mensais, e com os novos leitos de admissão entregues, vai facilitar muito no processo de acolhimento e humanização das pacientes”, pontuou.

Na maternidade, são realizados mais de 1.500 atendimentos por mês através da emergência, oferecendo atenção hospitalar de referência a gestação de alto risco tipo I nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru, Casa de Parto Natural, além da oferta de exames de imagem como ultrassonografia, ECG, exames laboratoriais, serviço de captação de leite materno através do Banco de Leite Humano e Agência Transfusional. O espaço ainda conta com Posto Policial e guarita, melhorando a assistência oferecida para gestantes e bebês.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp