O bairro de Tancredo Neves, na periferia de Salvador, foi cenário de dois casos, no mesmo dia, de atos de violência que terminaram com reféns. Na tarde de segunda (17), dois homens que fugiam da polícia buscaram refúgio na casa de um morador que só foi liberados após quase duas horas de negociações.

O caso aconteceu na Rua Paraíba e teria começado quando três homens entraram em confronto com a polícia em uma comunidade conhecida como Alvorada.


Para escapar das autoridades, os suspeitos invadiram o imóvel e fizeram o morador de refém. Dois homens invadiram a casa, enquanto um terceiro teria morrido durante o confronto com a polícia.

Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionada para mediar a situação.

Os dois suspeitos se entregaram à polícia por volta das 18h30. O caso levou uma grande quantidade de pessoas a acompanhar o trabalho das autoridades até que o rapaz fosse solto.

Os dois suspeitos foram levados para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco). Por conta do conflito na região, as aulas foram suspensas em escolas públicas no turno noturno.

Aulas suspensas

O cenário de violência no bairro Tancredo Neves fez com que sete escolas municipais tivessem suas atividades suspensas na noite desta segunda-feira (17) e na manhã de terça(18). As atividades foram suspensas nas escolas Maria Dolores, Maria Felipa, Professora Anfrísia Santiago, 22 de Abril, Maria da Conceição Santiago Imbassahy, Beiru e Vovô Zezinho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a medida foi adotada porque as unidades estão localizadas em área de conflito.

A Secretaria Estadual de Educação também suspendeu as aulas no período noturno na localidade.

Transporte suspenso

O transporte público foi suspendo no bairro por conta da violência. De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), linhas de Tancredo Neves que deixaram de entrar no bairro e fazendo parada no Conjunto Arvoredo.

  • Tancredo Neves – Acesso Norte
  • Tancredo Neves – Pituba
  • Tancredo Neves- Campo Grande
  • Tancredo Neves – Barra
  • Estação Pirajá – Arvoredo/Tancredo Neves – Metrô Imbuí
  • Arvoredo – Tancredo Neves/ Patamares via Metrô Imbuí

Segundo caso

Esse foi o segundo caso registrado no bairro no mesmo dia. O primeiro aconteceu de manhã, quando uma jovem de 16 anos foi feita refém por um homem armado. Ela foi liberada sem ferimentos após quatro horas de cárcere privado e o suspeito foi preso.

Segundo informações da Polícia Militar, a situação acontece na Rua Carla, no final de linha de Tancredo Neves. A vítima estava sozinha com o suspeito dentro do imóvel. Ainda não se sabe o que motivou o crime.

De acordo com relatos de familiares da adolescente, a garota ligou para a avó com pedido de ajuda. Ela contou que estava mantida refém e que só seria liberada após a chegada da imprensa no local.

Equipes da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais negociaram a liberação da adolescente e a prisão do suspeito. O resgate aconteceu por volta das 8h.

Casos de violência no bairro

O bairro de Tancredo Neves foi um dos três que teve a segurança reforçada na última semana após atos de violência. Na quarta-feira (12), uma criança de seis anos, uma idosa e dois adultos também foram feitos reféns na localidade. O sequestro durou cerca de sete horas e os quatro suspeitos envolvidos foram presos pela polícia.

No mesmo dia e bairro, três homens foram baleados após um confronto com policiais militares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), um fuzil e grande quantidade de drogas foram apreendidos, durante a Operação Intensificação.

Por G1 BA

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp