O governo do estado decidiu avaliar, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os procedimentos de embarques e desembarques no Porto do Recife. Na quinta-feira (12), um navio com 609 pessoas foi isolado depois de um passageiro de 78 anos com sintomas de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus, passar mal. Um Comitê de Operações de Emergência foi criado devido à confirmação de dois casos da doença em Pernambuco.

“Vamos avaliar, inclusive, a possibilidade de haver algum tipo de restrição caso a gente não tenha um controle adequado. Essa é uma determinação do governador”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta sexta-feira (13), em entrevista para a TV Globo.

Após apresentar sintomas do novo coronavírus, um canadense que estava no navio isolado no Porto do Recife foi levado a um hospital particular da cidade. Ele aguarda, na unidade de saúde, o resultado do exame que vai confirmar ou descartar Covid-19.

Após ser acionada, a Anvisa não permitiu a saída de passageiros e tripulantes da embarcação, mas isso não quer dizer que há determinação de quarentena. “Isso vai depender do resultado desse exame, que temos a expectativa de que saia hoje [sexta]”, disse Longo.

O navio atracou no Recife na manhã da quinta (12), com 318 passageiros e 291 tripulantes a bordo. A embarcação seguiria rumo a Fortaleza, mas todos, segundo o governo estadual, permanecem em suas cabines.

Antes de chegar a Pernambuco, o cruzeiro passou por Salvador, Búzios (RJ), Paraty (RJ) e Itajaí (SC). Entretanto, o nome do porto onde o canadense embarcou não foi divulgado até a última atualização desta reportagem. Antes de entrar no Brasil, a embarcação passou por ChileArgentina e Uruguai.

O cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado.

Fonte: G1