Um problema na rede de operação SIN (Sistema Interligado Nacional) deixou Estados do Brasil sem energia na manhã desta 3ª feira (15.ago.2023). As regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste, mas Estados das regiões Sul e Sudeste também foram afetados.

As causas do problema não foram identificadas. Cidades de aos menos 25 Estados e do Distrito Federal registraram queda de energia.


Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma interrupção de 16.000 MW de carga foi registrada após a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. Eis a íntegra da nota.

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), no entanto, a recomposição de energia está sendo feita e já foi concluída nas regiões Sul e Sudeste. “Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga”, afirma a operadora em nota.

A operadora afirma que, em ambas regiões, a interrupção foi uma “ação controlada” para evitar a propagação da ocorrência.

Devido ao apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada da energia nos Estados, assim como a apuração do que causou o apagão.

Silveira estava no Paraguai acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na posse do novo presidente do país, Santiago Peña. Ele está providenciando sua volta ao Brasil para acompanhar a resolução do problema.

Segundo publicação do ministro no Twitter, desde as primeiras notícias de interrupção de energia, ele determinou o “rápido reestabelecimento dos serviços”.

Fonte: Poder360

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp