Será que vale a pena comprar um carro de leilãoPara quem tem o carro como principal meio de trabalho, arcar com financiamentos e os altos preços de um veículo novo é praticamente inviável.

Assim, o carro de leilão surge como uma alternativa. Mas será que esse tipo de compra tem vantagens? E desvantagens?


No entanto, entender os benefícios desse tipo de compra e se realmente compensa comprar carro de leilão é bem importante antes de decidir.

Para te ajudar, neste artigo separamos todas as informações que você precisa saber, além das vantagens e desvantagens da compra. Confira!

O que é um carro de leilão?

O carro de leilão deixa dúvidas entre possíveis compradores. Afinal, como funciona leilão de carros? Entenda agora!

Em resumo, o carro de leilão é aquele vendido e adquirido através desse processo. Contudo, esse tipo de veículo pode ter diversas origens diferentes. E saber qual é essa origem é bem importante na hora de decidir se vale ou não a pena investir no carro.

Em geral, dentre as origens que um carro vendido em leilão pode ter, estão:

  • Acidente de transporte: carro zero quilômetro, que sofreu avarias ou danos durante o transporte. Assim, os fabricantes optam por vendê-los em leilão.
  • Vendidos por seguradoras: veículos que sofram um acidente, sendo declarada a Perda Total pela seguradora. Contudo, a compra desses carros só pode ser feita por ferro-velho ou desmanche.
  • Financiados: carros que estavam em financiamento, mas o dono não realizou o pagamento das prestações. Assim, a financeira solicita a apreensão do veículo para vendê-lo a um novo dono pelo leilão;
  • Apreendidos: nesse tipo de leilão, grande parte dos carros foram apreendidos pelo Detran. O motivo pode variar de débito com IPVA ou licenciamento até veículos usados em crimes;
  • Frota de empresas: veículos que pertencem a frotas de empresas, vendidos após a renovação dessa frota.

Com isso, é possível notar que um carro de leilão pode ter diferentes origens. Mas outra diferença entre eles é o tipo de leilão. Dessa forma, as condições onde o automóvel se encontra pode variar bastante.

Isto é, há leilões feitos com carros com pequenas avarias e poucos quilômetros rodados até aqueles que já rodaram vários quilômetros ou estão com grandes estrados.

Quais as vantagens de comprar um carro de leilão?

Certamente há vantagens em um carro de leilão, como o preço mais baixo. Explicamos alguns dos pontos positivos abaixo!

Há ainda, pontos positivos e negativos sobre o leilão de automóveis. É importante considerar cada um deles antes de decidir comprar um carro de leilão.

Assim, para saber se vale ou não a pena investir, o ideal é ponderar as vantagens e desvantagens. E para isso, separamos algumas para você, começando pelas vantagens. Vamos lá?

Preço mais baixo

Em primeiro lugar, temos a maior vantagem que um carro de leilão pode trazer: preço bem mais baixo que o praticado no mercado. Há casos onde o veículo é arrematado por até 30% menos do que o preço da Tabela Fipe.

Dessa maneira, o maior atrativo desse tipo de compra é, sem dúvidas, menor preço. Claro, também existe a necessidade de encontrar um carro em boas condições.

Mas, em geral, o valor do arremate será menor, o que faz dessa compra financeiramente mais vantajosa.

Compra rápida

Outra grande vantagem do carro de leilão é a velocidade com que a chave é entregue ao comprador. Assim, após o arremate, não é necessário esperar tanto quanto um financiamento, por exemplo, para receber o veículo.

Não há tantas burocracias e, no geral, o processo para resolver as pendências é mais rápido do que uma compra convencional.

Para quem tem pressa e encontrou um veículo em bom estado em leilão, essa compra pode ser uma boa alternativa.

Veículos sem dívidas

Mais um benefício do carro de leilão são as dívidas, ou melhor, a falta delas. Isso porque, por norma, quem arremata um leilão de automóvel não é responsável por nenhuma das dívidas antigas.

O valor pago pelo arrematante deve ser usado para quitar as dívidas pendentes do carro. Com isso, atrasos de IPVA, licenciamento ou multas não são cobradas de quem compra.

O que não acontece, por exemplo, na compra de um carro seminovo ou usado. É comum que o comprador acabe herdando as dívidas do antigo dono nesse caso.

E as desvantagens?

Agora que você já conhece os pontos positivos de comprar um carro de leilão, conheça também os pontos negativos!

Como qualquer outra compra, adquirir um carro de leilão ainda tem seus pontos negativos. Aliás, é bem importante considerar também as desvantagens antes de optar por esse tipo de compra. Mas quais são elas? É o que falamos a seguir!

Sem garantia

Primeiramente, é importante saber que quem compra um carro de leilão não tem garantias. Ou seja, após arrematar o veículo, é você quem arca com os custos de reparo ou defeitos mecânicos.

Além disso, caso encontre posteriormente defeitos que não foram listados no leilão, os custos também são todos seus.

Esse é um dos principais fatores que levam muitos a desistir desse tipo de compra. Mas, em todo caso, é um risco do qual não se pode fugir aqui.

Veículo desvalorizado

Outro grande motivo de desistência na compra de carro de leilão é a desvalorização do veículo. Mesmo carros em melhores condições, com pequenas avarias, por exemplo, possuem uma grande desvalorização na revenda.

Na prática, isso se deve ao fato de que o histórico dos carros vendidos em leilões não são os melhores. Automóveis batidos, com defeitos ocultos, roubados ou com histórico desconhecido do antigo dono desvalorizam completamente o carro.

Caso sua ideia seja comprar um carro para uso próprio ou trabalho, esse pode não ser um grande problema. No entanto, se o seu objetivo é investir em um carro de leilão para se desfazer dele depois, essa não é a melhor alternativa.

Não tem test drive

Por não ter garantias de funcionamento, outro risco ao comprar carro de leilão é que não tem test drive. Ou seja, você não pode checar todos os itens como faria, por exemplo, na compra em concessionária.

Para quem não quer deixar nenhum detalhe passar em branco, o test drive é uma fase bem importante. Assim, por não haver essa possibilidade no leilão, muitos compradores acabam desistindo da ideia.

Possíveis problemas mecânicos

A falta de um test drive e a impossibilidade de saber todo o histórico do carro também leva a outra desvantagem: os possíveis problemas mecânicos que ele pode apresentar no futuro.

É comum que veículos de leilão apresentem problemas mecânicos devido ao tempo que estiveram parados. Isto é, muitos leilões são feitos com carros apreendidos que passaram um longo período em pátio ou que estão lá em razão de um acidente.

Outro detalhe é que o arrematante não tem todo o histórico do carro e de seu antigo dono.

Assim, é possível que o automóvel apresente problemas mecânicos não listados no momento do arremate. Além disso, o gasto com conserto é de total responsabilidade do novo dono.

Pagamento à vista

Por fim, mais uma desvantagem do carro de leilão é que o pagamento do carro deve ser feito à vista. Em resumo, todo arremate de leilão é feito com o pagamento do valor integral.

Dessa forma, para quem deseja dar o veículo antigo ou um valor de entrada para parcelar o restante, isso não é possível no caso do leilão.

Com isso, os lances para arrematar devem ser feitos apenas se você dispuser de toda a quantia para o pagamento à vista.

Carro de leilão pode rodar?

Uma dúvida comum é se o carro de leilão pode rodar normalmente… depende se o carro está conservado ou se tornará sucata!

Um carro de leilão pode rodar normalmente como qualquer outro, desde que esteja regularizado e no estado de conservação aprovado pelo Detran. Após ser arrematado, basta finalizar as burocracias para rodar com o veículo tranquilamente.

Em geral, carros arrematados em leilão podem ser classificados como sucata ou conservados.

No primeiro caso, a venda é destinada apenas para ferro-velho ou desmanche.

Assim, os que são classificados como sucata ficam impedidos de rodar;

Entretanto, o carro classificado como conservado, que passou por todas as burocracias e está aprovado pelo Detran pode ser usado sem nenhum problema.

Assim como qualquer outro veículo, a circulação dele também depende do licenciamento, pago pelo novo dono, e quitação do IPVA que lhe cabe.  

Sendo assim, além do arremate e verificação das condições do carro, é importante checar toda a documentação. Com a transferência da titularidade para o seu nome e pagamento das taxas, você pode usar o carro arrematado em todo o território brasileiro.

Principais dúvidas sobre carro de leilão?

Conheça agora algumas características sobre os carros de leilão, vantagens e desvantagens!

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens do carro de leilão e as condições para esse tipo de veículo rodar, podemos responder outras dúvidas que comumente cerca esse tempo.

Isto é, existem muitas questões que trazem incertezas sobre como funciona leilão de carro. Sendo assim, separamos aqui as dúvidas mais comuns. Confira a seguir!

Por que o carro de leilão é mais barato?

Você sabe o porquê do carro de leilão ser mais barato? Entenda agora!

Para começar, uma dúvida bem comum sobre leilão de automóveis é porque os carros vendidos nessa condição são mais baratos.

Em geral, são muitas as condições que podem fazer esse tipo de veículo ser mais barato. Por exemplo, a necessidade de uma financeira reaver parte do valor perdido faz com que o carro seja vendido por um preço mais barato.

No entanto, o tempo de uso, a variar em razão de acidente e danos que precisam ser consertados, é um motivo que faze o valor diminuir.

Atraso no pagamento de IPVA, licenciamento ou a apreensão em razão de crimes cometidos com o automóvel também são motivos para reduzir o preço.

Outro fator que faz o carro de leilão ser mais barato é o tempo parado nos pátios. Custa caro manter um veículo no pátio, e o valor de arremate é usado para cobrir esse gasto.

Tem como tirar passagem de leilão do documento?

Entenda aqui quais documentos são necessários para rodar este tipo de veículo!

Em resumo, a passagem do carro pelo leilão não fica registrada no documento do veículo. Contudo, é possível descobrir a passagem por leilão através de perícia veicular ou consulta de histórico do automóvel.

Após a compra do carro em um leilão, desde que seja uma categoria que possa voltar a circular, é necessário passar por uma inspeção veicular.

Dessa forma, o histórico completo do carro fica registrado para pesquisas ou inspeções veiculares.

O histórico é emitido em toda inspeção cautelar ou pesquisas, assim como o histórico de acidentes de pequena ou média monta — recuperação de sinistro.

Por que as seguradoras não aceitam carros de leilão?

Uma das principais desvantagens dos carros de leilão é a falta de seguro! Contudo, há solução…

Uma dúvida muito comum entre quem deseja comprar carro de leilão é qual o motivo das seguradoras não aceitarem esses modelos.

Na maior parte dos casos, isso acontece em razão do histórico do carro, especialmente os que foram leiloados por seguradoras após acidentes, por exemplo.

Apesar de ser uma tarefa complicada, ainda assim é possível contratar um seguro para carros arrematados em leilão. Para isso, no entanto, muitas seguradoras solicitam histórico completo de inspeção do carro.

Quanto custa legalizar carro de leilão?

A regularização e legalização do carro de leilão custa, em média, R$120,00. Isto é, as burocracias para regularizar o veículo devem ser pagas após o arremate. O prazo para emissão dos documentos é de 5 a 7 dias.

Entretanto, o comprador pode ter que lidar com outras burocracias, como o pagamento de inspeções, por exemplo.

A obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV) exige que o carro seja devidamente inspecionado. O custo de legalização também pode variar, para mais ou menos, dependendo de cada estado.                                                        

Quem paga as multas de carro de leilão?

Está preocupado se terá que pagar as multas associadas ao carro de leilão? Saiba que o carro está zerado de multas!

Em geral, as dívidas e multas antigas do carro de leilão não são pagos pelo comprador. O valor do arremate é usado para quitação de todos os atrasos do veículo.

Ou seja, nenhum débito anterior ao leilão será cobrado do novo proprietário. Mas o ideal é sempre ler as condições de arremate e as regras estabelecidas para a compra. Se uma das condições do arremate for assumir as dívidas antigas, elas devem ser específicas no gravame.

Quanto desvaloriza carro de leilão?

Um problema para compradores de carros de leilão é que estes desvalorizam mais em relação a carros novos!

Ao ir para leilão, é comum que o carro desvalorize entre 20% a 30% do valor indicado na Tabela Fipe.

Essa porcentagem pode variar, para mais ou para menos, dependendo das condições do veículo.

Afinal, vale a pena comprar um carro de leilão?

Após esta visão geral do que são carros de leilão e como funciona para comprá-los, concluímos que vale a pena?

Mas afinal, vale ou não a pena comprar um carro de leilão? Após ver as vantagens e desvantagens, você pode colocar na ponta do lápis os prós e contras para decidir pela compra ou não nessas condições.

No entanto, entendendo como funciona leilão de carros, o motorista estará assumindo muitos riscos. Assim, o que era para ser uma economia pode se tornar uma dor de cabeça;

Outro fator importante é avaliar a desvalorização do carro, e saber se você realmente pode arcar com o valor à vista.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp