Depois de mais de dois anos do inicio da obra, finalmente a prefeitura concluiu a reforma da Praça São José (Puxa), localizada no centro de Ipirá. Com a reforma, a praça foi contemplada com a Biblioteca Eugênio Gomes (ainda não concluída), estacionamento, espaço de lazer e um lindo paisagismo. A praça foi entregue à população pelo Prefeito Marcelo Brandão, na noite desta quinta-feira (20).

Além do Prefeito Marcelo Brandão, e da Primeira-dama Andréa Fernandes, o evento também contou com a presença o Sub Comandante da 98ª CIPM, Capitão Tavares, do Delegado Marcione Azevedo, vereadores, secretários(as) municipais, engenheiros e mestres de obra responsável pela construção, além de centenas de pessoas que compareceram no local para prestigiar a entrega da praça. A animação do público ficou por conta de um dos mais importantes nomes da música brasileira, o premiado João Omar.


O término da reforma foi impulsionado, principalmente, pela mobilização dos moradores da região que reivindicaram a retomada da obra. Segundo informações de um vereador, moradores chegaram a mover uma ação e justiça então interviu, determinando o prazo para conclusão da obra. No entanto, o Ipirá Notícias não teve acesso a essa decisão da justiça.

Apesar dos transtornos causados por conta da demora de conclusão, inúmeras pessoas gostaram do resultado final e usaram as redes sociais para parabenizar os envolvidos na reforma. Veja abaixo:

Já outros internautas criticaram a demora e aproveitou o momento para protestar contra a retirada de arvores e também lembraram o município deveria investir mais em saúde e educação. Veja abaixo:

A praça foi construída com recursos próprios do município. A exemplo do que aconteceu com a Avenida Rio Grande do Sul, o valor gasto na reforma da Praça não foi informado pela prefeitura e isso foi motivo de protestos nas redes sociais. Veja abaixo:

Polêmica

A reforma da praça foi alvo de uma polêmica antes mesmo do inicio da obra. Na época, vereadores de oposição manifestaram-se contra, alegando que a obra era de interesse pessoal, pois segundo os parlamentares, a reforma serviria, principalmente, para beneficiar alguns proprietários de empreendimentos no entorno da praça, ligados ao grupo político do prefeito.

Diante da polêmica, a bancada de oposição então sugeriu e defendeu que o investimento fosse aplicado na Praça Duque de Caxias (Campo do Gado), pois segundo os vereadores, a referida praça tem maior visibilidade em comparação com a Praça São José (Puxa), mas isso não foi acatado pelo prefeito.

Mesmo após manifestação dos vereadores de oposição e sem apresentar o projeto na Câmara, a obra foi iniciada em meados de 2017, com a previsão de concluir ainda naquele ano, mas foi paralisada por diversas vezes e isso atrasou o andamento da obra, o que acabou deixando os moradores da região haver navios, pois eles (moradores) não tinha a minima ideia de quando a obra seria finalizada.

Com a praça fechada por tapumes e sem prazo para concluir, moradores então travou ‘uma queda de braço’ e nos tapumes picharam frases do tipo: ‘Sr. Prefeito devolva nossa praça’; ‘Sr. Prefeito você enganou o povo com sua conversa fiada na rádio’; ‘Srs. Vereadores o prefeito precisa do impeachment’; ‘Sr. Prefeito sua administração é desastrosa’; ‘Renuncie que o povo fica feliz’, (veja aqui).

Ontem (20), para o bem da população, em especial aos moradores do entorno, finalmente a Praça São José foi entregue.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp